logo

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Os filhos e o dinheiro

Além de todas as outras coisas que os filhos esperam de nós, existe o dinheiro. E mesmo que tenham de tudo, isso às vezes lhes parece pouco. É impressionante como nunca se comparam aos amigos pobres, mas sim aos mais ricos.

Chegam a ser injustos (mas não são tolos), e, no fundo, compreendem as naturais dificuldades econômicas. É dever do pais colocá-los a par da situação financeira e econômica da família, tendo, é claro, cuidado e didática para explicar isso de acordo com a idade e o entendimento de cada criança.

Quando o dinheiro está sobrando, também não convém demonstrar isso e lhes dar tudo o que querem. É preciso fazer com que desejem e saibam esperar pelo que desejam para valorizarem a conquista e o trabalho dos pais. É preciso lembrar que eles precisam do necessário para alimentar-se, vestir-se, educar-se - com isso garantido, os pais já estão cumprindo o seu dever. Os pais precisam estar seguros de que estão se esforçando para que tenham o necessário para sua formação e crescimento sadios. O resto é supérfluo.

Além disso, deve-se ensiná-los a poupar e a saberem fazer a mesada durar todo o mês, explicando que a palavra "mesada" vem de "mês" (e não uma mesa jogada neles)! 

Os filhos esperam o bom exemplo dos pais. O pior para eles é a contradição entre o que se fala e o que se faz. Para pouco servem os discursos e repreensões, se eles são baseados apenas em palavras e se não praticamos o que dizemos.

Não adianta dizer que não temos dinheiro para uma determinada coisa e, em seguida, entrarmos em uma loja, comprarmos três pares de sapatos iguais e de cores diferentes, só porque gostamos muito e achamos uma liquidação maravilhosa. Precisamos ter e demonstrar coerência enquanto pais.

Definitivamente, nós, pais, não somos  perfeitos. Podemos cometer vários erros diante dos filhos, mas podemos também ensinar até com nossos erros, admitindo-os e lutando para nos corrigirmos.

É fato que os filhos admiram os pais intimamente. Temos que tirar proveito disso. Aproveitar enquanto são pequenos, época em que ainda somos seus ídolos. Mostrar a eles o melhor de nós. E através do uso do dinheiro e de como o ganhamos e o gastamos, poderemos dar muitas lições de vida a cada um de nossos filhos, para seu futuro de homens e mulheres adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário