logo

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ideias práticas para mães muito ocupadas

Quando fizer 1 prato, faça mais 3 iguais para congelar. Ex: Feijão, bifes a milanesa, empadão de frango ou palmito, torta de queijo, frango assado, lasanha,suflê etc.
Tenham em casa no freezer sempre coisas para um lanche de emergência. Ex: pão, queijo prato, frios, pão de queijo, salsicha, etc.

Tenha guardado para emergências, visitas inesperadas, etc.: biscoitos finos, refrigerantes ou sucos prontos (aproveitando promoções e datas de validades boas), maionese, torradinhas, etc.

Quando for congelar algum alimento, não use maisena, ponha em seu lugar farinha de trigo. A maisena talha o alimento congelado.

Congele o suflê sem assar. Fica mais bonito assando na hora de servir.

Não fritar os bifes a milanesa que forem congelar, ficam pretos e duros, caso frite antes. O mesmo serve para filé de frango à milanesa.

Omeletes são sempre soluções para servir quando temos visitas inesperadas. É só usar a criatividade. Ex: acrescentar presunto picado, salsa picadinha, cebola ralada, queijo parmesão, etc. Colocar uma colherinha de fermento em pó para que fique mais fofinha.

Não congelar alimentos com creme de leite, Ex: strogonoff, colocar o creme  na hora em que for utilizar.

Para o macarrão não grudar, coloque água para ferver com um pouco de óleo e quando estiver fervendo, acrescentar o sal. Colocar o macarrão aos poucos e soltando com um garfo grande, e mexer para ficar soltos uns dos outros. Ao retirar do fogo é bom escorrer e passar numa água fria,  primeiro.

Ao fazer um bolo: ligar o forno antes para estar pré-aquecido e colocar a forma bem no centro para receber o calor de forma uniforme.

Untar bem as formas para bolos para que solte inteiro. Esperar uns 10 minutos após sua retirada do forno.

Asse o bolo assim que terminar de bater para não ficar pesado ou massudo.

 Ao retirar o bolo do forno, coloque-o em lugar onde não tenha corrente de vento e a superfície não seja fria (mármore, granito, etc.).

Para conservar fresco o aipim, que não será logo usado, descasque-o e coloque em água  na geladeira, ou se preferir guardar por mais dias, coloque em saco plástico, também descascado, bem fechado e coloque no freezer.

Leia sempre toda a receita antes de começar a fazê-la. Certifique-se de que têm em casa todos os ingredientes.

Guardar cebolas abertas, alhos descascados, pimentões, sempre em vasilhas tampadas para não passar o cheiro para os outros alimentos da geladeira.

Conhecer as equivalências para entender as receitas. Ex: 1x de chá de açúcar cheio = a 150g de açúcar; 1x de chá de farinha de trigo ou de maisena = 100g das mesmas; 1 x de chá de manteiga  = 150 g de manteiga ou margarina ou banha; 1 copo de líquido (tamanho requeijão) = 250g ou ¼ de litro do líquido.

Aproveitar o pão dormido para fazer torradas, ou no caso de estar muito duro, colocar no forno para torrar um pouco e depois fazer farinha de rosca e guardar em pote tampado para durar mais.

Transformar as sobras de comidas para outra refeição, parecerá um prato novo. Ex: sobra de feijão, fazer tutu de feijão com molho por cima de tomate com rodelas de linguiça ou carne seca; Sobras de cenouras cozidas, fazer um suflê ou bolinhos fritos; carne moída refogada serve para recheio de pastéis, recheio de um bolo de batatas,  ou de uma lasanha; muitos bifes a milanesa do almoço pode virar bifes a parmegiana no jantar.  
 
E mãos a obra para fazer o tempo livre crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário