logo

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

EmContando – 46 - O príncipe e a pastora (conto persa)

Era uma vez um príncipe que se apaixonou perdidamente pela filha de um pastor de ovelhas. Foi falar com o rei, seu pai, e este respondeu:

“Um dia você será rei, e como ficará isto, a filha de um pastor sendo rainha?”

“Senhor, meu pai, só sei que amo esta moça e quero me casar com ela.”

O rei, percebendo que aquele amor vinha dos céus, enviou um mensageiro para falar com o pastor. A moça, sabendo do pedido de casamento, perguntou ao mensageiro:

“Que tipo de trabalho o príncipe sabe fazer?”

“Senhorita, o príncipe será rei um dia, ele não precisa fazer nenhum tipo de trabalho.”

“Então diga-lhe que deverá aprender um ofício.”

O rei chamou seu filho:

“A filha do pastor quer que você aprenda a trabalhar com alguma coisa. Continua querendo casar com ela?”

“Sim meu pai, aprenderei a fazer tapetes.

E o príncipe foi ter com um mestre tapeceiro e, com ele,  aprendeu a fazer belos tapetes em diversas cores com os mais variados desenhos. O mensageiro levou  alguns para a filha do pastor, e ela então se casou com o príncipe.

Certo dia o príncipe foi passear pelas ruas de sua cidade. Viu um albergue tão limpo e bonito que entrou para comer alguma coisa. Mas o  lugar pertencia a ladrões que encarceravam os viajantes ricos e depois de tirar-lhes tudo o que era de valor, matavam os gordos para que servissem de comida aos magros.  Como o príncipe era muito magrinho,deixaram-no com vida e aí ele teve uma ideia: ofereceu fazer-lhes belos tapetes que poderiam vender no palácio do rei e assim conseguir mais ouro.
Os ladrões, gananciosos que eram, gostaram da proposta e lhe trouxeram palha e fios de lã coloridos. O príncipe teceu belos desenhos com mensagens escondidas indicando onde estava. Os ladrões, sem perceber nada, foram vender os tapetes no palácio do rei.

A princesa-pastora logo decifrou a mensagem, mandou prender os ladrões e salvou a vida do seu amado.

Agnes G. Milley

Nenhum comentário:

Postar um comentário