logo

sábado, 24 de agosto de 2013

Importante na formação dos filhos

Desde os primeiros momentos, os filhos precisam da presença amorosa dos pais, para conhecer-se a si mesmos. São seres histórico que têm raízes, passado e presente, e têm o direito de conhecer sua própria família. Que os ajuda a descobrir que são pessoas importantes e que têm uma razão de existir na sociedade.

Não é o mais importante a quantidade de tempo, e sim a qualidade do tempo: a atenção dedicada pelo que é mais importante. Um filho doente, uma dificuldade na escola, problemas das idades, amizades complicadas, namoros, etc.

Os filhos esperam amor espontâneo, paterno e materno. Por vezes os pais se amam, a si mesmos nos filhos e eles passam a ser vistos como seu prolongamento, seu futuro, seu tesouro, seu orgulho, etc.; e amar não é isso é,  é dar-se é ser deles, adaptar-se todos os dias às suas necessidades.

Os filhos não são bonecos para que se brinque e se ponha de lado depois que se cansam da brincadeira, não são um sonho de uma noite de verão, não são um erro de cálculo.

Os filhos esperam relações de justiça, não podemos ter o lema: “pais só tem direitos e filhos só deveres”. Trata-los com respeito porque são gentes.  Ter respeito é ter espírito de justiça.

Não devemos ser família sem cerimônias. “à vontade”. O amor não é só intimidade, cada um é um ser individual.   Ensinar a ter horários, respeitar as refeições- sem guerras, evitar confrontos e atritos entre os filhos, entre pais e filhos, entre os pais.

Exigir, de forma afável, colocar neles o espírito de serviço, mostrar que a casa pertence a todos e, portanto todos devem ter responsabilidades sobre ela e cada um deve respeitar o direito do outro.
A mãe às vezes só sabe exigir e não agradece, o pai às vezes só dá sermão e não reconhece um engano seu, nem pede desculpas. Com isso falta ao respeito com os filhos e não ensina a respeitar.

Ao formarmos nossas famílias, precisamos estar mais atentos ao que queremos para ela, e trabalharmos com uma consciência mais clara dos nossos deveres de pais e mães, sabendo que deixamos de ser simplesmente marido e mulher. Assim sendo lutar por aumentar o amor do casal , expandindo com os filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário