logo

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O que os filhos esperam dos pais

A preocupação maior da atualidade, dos educadores e de outros especialistas é o porquê da insatisfação dos jovens e crianças, visto que possuem de tudo no que concerne aos bens materiais. Essa insatisfação é percebida pela extrema violência nas escolas, pelo uso das drogas pelo desrespeito que veem nas crianças.

Está se chegando à conclusão de que uma das razões, e talvez a maior delas, seja justamente a da falta de um lar onde predomine o calor e o aconchego. Onde estas crianças sejam vistas como seres humanos com suas necessidades específicas.

São muitas as responsabilidades dos pais - e mais por intuição do que por formação, os pais facilmente as descobrem. É claro que quando os pais se amam e amam seus filhos veem suas necessidades com mais clareza.

Os filhos realmente esperam muito de nós, e muitas vezes não percebemos isso. Muitas vezes somos omissos, egoístas, preguiçosos, estamos cansados, com muito trabalho, e, de modo geral, nos falta uma visão mais ampla.

E o que os filhos esperam de nós?

Os filhos esperam que os queiramos desde a sua concepção. Esperam que os pais se amem de verdade para tê-los e que estejamos abertos a essa finalidade do matrimônio.

Eles têm direito de esperar muito dos pais, visto que os pais, por sua vez, também esperam muito dos filhos. Esperam ter em casa um porto seguro em que sejam conduzidos, amados e respeitados, e não um lugar onde só se recebem ordem e repreensões.

Os filhos não são bichos que vivem de meras reações instintivas. Não são frangos que se adaptam a qualquer aviário. Seus pais são mesmos seus, têm direito a um e a outro, juntos.

Os filhos querem irmãos. Vivemos uma situação na qual enchemos nossos filhos de brinquedos, bonecas, computadores, bichos - tudo isso para poder suprir a falta de irmãos. Assim, devemos pensar em primeiro lugar se fugimos a este pedido por razões concretas ou porque tememos o trabalho que mais um filho. Eles preferem irmãos de carne e osso a todos os brinquedos caros que possam ter. Alguém com que convivam, brinquem, briguem e possam amar. Os irmãos ajudam muito na educação dos filhos, ajudam a aparar as arestas e dificuldades que um ou outro possam ter.

Vale dizer que um filho único também se pode educar muito bem, porque a questão não está no numero de filhos, mas na generosidade dos pais.

Enfim, vale repetir mais uma vez que são muitas as coisas que os filhos esperam de nós. Por isso precisamos estar sempre atentos às suas necessidades, para irmos sempre melhorando e nos tornando melhores pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário