logo

sábado, 17 de agosto de 2013

Dicas para melhorar a alimentação das crianças

1 - Oferecer comidas adequadas à criança levando em conta a capacidade do estômago da criança.

2 - Ser regular com os horários das refeições. Se a criança não quiser comer, não dê guloseimas nos intervalos; podendo então adiantar um pouco o horário da próxima refeição.

3 - Não deve existir “monotonia alimentar”. Oferecer alimentos variados e deixar que a criança conheça os diferentes sabores dos alimentos e decidir qual gosta mais.

4 - Os familiares devem evitar que as crianças se sintam o centro das atenções, estabelecendo diálogos entre todos às refeições.

5 - Não atender as chantagens da criança que só abre a boca se primeiro contar uma história. O ideal é que a mãe ou a pessoa que esta dando a comida estabeleça um relacionamento agradável, sem chantagens.

6 - Estimular a criança a comer sozinha. Muitas mães não apreciam esta ideia devido à sujeira que os pequenos fazem. No entanto, quanto mais eles treinam, mais rápido aprenderão a comerem sozinhos. E, para a criança, torna-se um prazer poder segurar a colher e levar o alimento à boca.

7 - Se estiver nascendo um dentinho novo, deve-se ter paciência e procurar dar alimentos mais macios. Não precisa dar uma dieta pastosa. A criança pode ficar mal acostumada.

8 - Após um ano, elas não necessitam de tanto leite, neste período deve-se diminuir para duas mamadeiras ao dia, e não dar mamadeiras depois das refeições, como sobremesa. Procure dar leite de outras formas: vitaminas de frutas, pudins etc.

9 - A comida servida deve estar saborosa e com boa apresentação, atrativa.

10 - Crianças maiores de um ano devem seguir a dieta da família, portanto se todos estão comendo uma macarronada não podem exigir que ela coma uma salada de espinafre ou coisa parecida.

11 - Para vencer uma guerra, a principal arma é a serenidade -  ninguém fica desnutrido porque passou um dia sem comer direito.“É preciso sentir fome para entender a importância da alimentação ”explica a psicóloga Alba Campos, do Genaf (grupo de estudos em nutrição e atividade física), em São Paulo.

12 - Outro aspecto que podemos destacar é o do ambiente, que deve ser levado em consideração. Segundo um estudo da Universidade de Hharvand, citado na Veja , a criança que senta a mesa com os pais, alimenta-se melhor do que a que come sozinha.

13 - O consumo de refrigerantes e frituras, diminui à medida que a refeição junto com os pais aumenta. O efeito positivo da presença dos pais não é só emocional, mas também educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário