logo

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 41)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Mau trato de adolescente
1 – A. diz: minha filha adolescente só me trata mal o que devo fazer? O que devo fazer para termos um bom convívio social?
RESP: Olá, A.Sua filha é única? Qual a sua idade? Sempre tratou mal ou esse comportamento está ligado à Adolescência?
Faz falta uma resposta a essas questões para melhor ajudá-la, mas os limites são sempre muito importantes!
Antes de qualquer coisa, procure não fazer ”pingue-pongue " com ela , quer dizer, pai /mãe falam, ela rebate, pai/mãe dão outra resposta e a coisa rende....
Quando ela tratar ou responder mal, procure olhar para ela bem de frente, nos olhos e diga muito serenamente e baixinho- “Não posso aceitar esta resposta” . E continue olhando SEM MAIS FALAR- o que é difícil, eu sei. O silêncio fala sempre muito mais que as palavras.
Não faça queixa dela com outras pessoas porque isto só faz aumentar o valor das más respostas. Fique natural, dê suas ordens normais, continue a tratá-la com serenidade como se nada estivesse ocorrendo.Quem sabe vai dar certo? Aguardo suas notícias!
Atenciosamente, Mannoun

Educando em cidade grande
2 – G. M diz: Como educar os filhos para que não caiam nas drogas? Estou morando numa cidade grande e isso esta me assustando muito.

RESP: Bom dia, G. A educação é uma só - Valores e Virtudes vivenciados na família! Sinceridade, obediência, ordem, respeito, lealdade, ajuda mútua, cumprimento do dever, responsabilidades em família, quer dizer, distribuição de tarefas de acordo com a idade...
E EDUCAR A VONTADE para SABER QUERER E QUERER QUERER o que vale a pena!
É muito difícil para qualquer pessoa que não tenha em casa limites e que seja criada com todas as vontades satisfeitas - repito- é muito difícil saber dizer “NÃO” quando chegam as ofertas tentadoras...
E boas amizades, cultivadas pelas famílias amigas com as quais se convive! Sobretudo, FÉ e Religião bem vividas, bom exemplo que marcam os filhos para sempre! Não tenha medo da cidade grande- aliás, não tenha medo - confie em Deus, alegria e bom humor são aliados preciosos na Educação!
Boa sorte, e feliz Dia das Mães - que é todo dia... Mannoun

3 comentários:

Anônimo disse...

O que devo dizer a minha filha de 13 anos que esta namorando? Que providências devo tomar? Devo falar diretamente sobre sexo no namoro ou ainda é cedo?

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Tenho ouvido muito falar em limites aos filhos.Porquê os limites são tão importantes na educação dos nossos filhos? E porque sentimos tanta dificuldade em dá-los? Meus filhos ainda estão com 9 e 1 ano e já estou sofrendo por conta disso.
Agradeço sua resposta Luciana

Liana Clara disse...

AS respostas a estas perguntas estarão no BLOG na próxima segunda, dia 17/5/2010.
Sempre temos as respostas na semana seguinte e sempre as SEGUNDAS.

Postar um comentário