logo

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Trabalho infantil no Brasil

Nós pais que temos acesso a internet e podemos estar longe desta realidade, precisamos mostrar aos nossos filhos a outra realidade deste nosso país.

O trabalho infantil no Brasil é um tema extremamente preocupante, visto dentro de um contexto de profundas desproporções de renda no país.
O trabalho infantil se desenvolve não só no país dos excluídos, como também naquele em que teoricamente, se concentraria a parte dita desenvolvida do Brasil. A existência de cerca de 7,5 milhões de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, trabalhando no Brasil, representam 11% da população econômica ativa, não só na área rural, mas especialmente nas industria no interior de São Paulo.
É medida a gravidade do trabalho infantil na medida que é negado aos menores qualquer tipo de desenvolvimento intelectual, físico e psicológico. E nós sabemos que quase 2 milhões de menores entre 7 e 17 anos trabalham na área rural brasileira em condições subumanas . A mão de obra infantil é explorada no corte de cana, na colheita de laranjas e em muitas outras tarefas. E estão sujeitas a jornadas de mais de 40 horas de trabalho por semana e sendo que mais de 57% dos menores não recebem nada pelo trabalho realizado e 42% não freqüentam escola.
Os dados estatísticos, ainda que alarmantes, não refletem, no entanto, a dura realidade das crianças e adolescentes do país; já que afastados de qualquer educação formal estarão impossibilitados de desenvolver suas potencialidades .
O que de fato acontece é que estas crianças e estes jovens estão imersos numa dura realidade de trabalho, onde passam a contribuir com a renda da família, como forma de sobrevivência.
Num país como o Brasil, onde se fala tanto nos direitos da criança, ainda não vemos estes direitos sendo respeitados. E podemos ver isso muito perto de nós.

E vejam se é possível que um filho nosso reclamar por fazer a Sua cama? Ou enxugar uma louça para sua mãe? Tenham paciência!

Vamos colocar esta garotada pra produzir algo de útil dentro de casa e não ficar só o dia inteiro na frente de uma TV ou computador. A colaboração nos serviços domésticos deve ser obrigação também dos filhos. É uma forma de educá-los para o futuro e para sua própria sobrevivência neste mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

criança tem que brincar aproveitar conher as doçuras do mundo sonhar naõ trabalhar tenho 13 ano se voçe gostou do meu depoimento entre no meu orkut morena_gpi_@hotmail.com

Liana Clara disse...

Querida Lili
Em primeiro lugar você não pode estar no ORKUT, visto que ele é para maiores de 18 anos.
Depois, criança tem que ter seus direitos respeitados sim, s´p que fazer tarefas em casa, na casa onde mora, não é trabalho e na verdade colaborar com o ambiente onde vive, e também um exercício para desenvolver virtudes como ordem, limites, paciência, perseverança e muitas outras. Isso realmente deve fazer parte da educação de toda criança.

Postar um comentário