logo

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 112)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 - Dra meu filho tem 17 anos e quer ver se pode doar medula pra namorada que está com leucemia. Quais são os riscos para ele, caso possa ser doador. Não sei nada sobre o assunto. Obrigada pela ajuda, Bernadete

RESP. : Cara Sra.B. Não ha qualquer risco para doadores de medula óssea, apenas um teste primeiro para ver se doador e receptor são compatíveis. Se não forem, ele poderá doar para outra pessoa e a doação em si e como doar sangue, não ha riscos para ele. Que belo gesto, mas por enquanto ele só poderá fazer os testes porque devera aguardar completar os 18 anos. Podem acessar o site do Instituto de Hematologia do Rio ou o site da ABRALE e terão todas as informações completas.
Peça a seu filho que diga a namorada que rezarei por ela para que tudo lhe corra bem e parabéns pelo seu filho!Um abraço da Mannoun

2 - Gostaria de saber por que os adolescentes sentem tanto sono fora de hora. Minha filha quer dormir tarde, mas é uma luta na hora de acordar pela manhã. Todo dia isso é um grande desgaste. O sono é pesado e é uma briga para acordar.

RESP: Caro (a) A. Esta sua queixa e' bastante comum, porque eles estão em fase de desenvolvimento e adaptação a um novo esquema corporal... Ela tem horário para dormir e levantar?
Em geral eles não gostam desta disciplina de seguir um horário, mas isto e extremamente importante para que o seu organismo crie bons hábitos saudáveis e os siga pela vida. Não sei a faixa de idade dela, mas em geral, a maior dificuldade acontece no inicio das mudanças hormonais e depois, em torno dos 16,17 anos já vão melhorando... Paciência e o que lhe recomendo e aguarde, insistindo nos hábitos bons, que vale a pena!
Boa sorte e um abraço, Mannoun

2 comentários:

Anderson Miguel Soares disse...

Dra porque o mesmo filho que foi criado com rigor, não perdendo aula nem com chuva nem doente, agora, quando entra pra uma universidade falta muito e vive arrumando desculpas pra não ir as aulas ? O que eu posso fazer agora?

Liana Clara disse...

As respostas as perguntas ã Dra Mannoun estarão sempre no BLOG na segunda feira seguinte a pergunta.

Postar um comentário