logo

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Por que os filhos crescem?

Pergunta simples de responder: porque é a lei natural dos seres vivos, nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Parece simples, mas não é. Todos queremos ser jovens, saudáveis e bonitos, como quando crianças, sempre! E não nos conformamos de ver nossos bebês criando asas e voando alto na vida, isso nos dá uma grande sensação de vazio, tempo fluindo rápido demais.
Escuto muitas frases engraçadas que coloco aqui para exemplificar: Mãe não devia morrer nunca (dessa eu gosto), os filhos são sempre nossos bebês, as minhas crianças são sempre crianças para mim. E assim vamos nos enganando e não tratamos nossos filhos de forma correta, de acordo com as suas idades cronológicas.

Os filhos crescem, o que é natural, como crescem todos, e o tempo é inexorável, isto é, não perdoa nunca. Não dá um replay pra ninguém, e temos que ir nos educando atentamente sem perder cada segundo.

Também escuto muitas pessoas falando: "como me arrependo do que não disse pro meu filho"; ou "em que eu errei?"; "ele cresceu e nem vi"; ou ainda "quem é este adolescente aqui do meu lado?”; e "por que meu filho usa drogas, onde foi que falhei?"

Perguntas assim são feitas constantemente por pais bem intencionados, que pensam que fizeram bom uso do tempo que tiveram para educar seus filhos. Atualmente só se fala em coibir o uso da violência dos pais com os filhos, corrigir virou bulling, violência doméstica e assim por diante, um extremo de cuidados para não magoar as crianças e deixá-las livres. Até que ponto isso deve ser seguido a risca? Onde deve estar o equilíbrio na hora de formar estes seres humanos?

O Porquê dos filhos crescerem não deve ser a nossa maior indagação, e sim, devemos nos perguntar: estamos aproveitando bem o tempo para educar nossos filhos?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa reflexão!O "instinto materno" realmente precisa de um pequeno freio na questão de que precisamos deixar os filhos sentirem um pouco a falta de alguma facilidade que tinham em casa, não apenas para que valorizem o que lhes foi dado e ensinado, mas principalmente, para que aprendam a contar só consigo mesmos em alguns momentos. Dessa forma terão mais confiança em sí e se fortalecerão para conseguirem um dia ter a mesma disposição para mostrar aos seus próprios filhos como é preciso lutar muito até conseguirmos aquilo que almejamos na vida. TUDO,DITO E FEITO COM MUITO CARINHO, CLARO!
Uma mãe que tem tido que se cuidar muito pra não tentar compensar a falta do pai,e não "estragar" o filho com excesso de proteção!

Postar um comentário