logo

sábado, 22 de outubro de 2011

Como "esticar" sua sala

Por Maria Teresa Serman

Hoje em dia os apartamentos modernos estão mínimos em espaço interno. Os prédios têm mil e uma atrações, mas a área útil interior é exígua. Por isso, resolvemos dar umas dicas para as salas pequenas parecerem maiores.

Já dissemos em outro texto que cores claras dão a sensação de ampliar os ambientes. Os pisos em tons claros também. Se quiser usar cores mais fortes, o que é muito bom, pois alegra e dá vida, escolha uma parede ou distribua harmonicamente pelos objetos que enfeitam, sem exageros, para não parecer uma loja de decoração.

Parcimônia e equilíbrio devem ditar a escolha e distribuição dos móveis. Os decoradores estabeleceram como padrão ideal 60 cm entre um móvel e outro, para facilitar a circulação e evitar esbarrões e tombos. Há gente que atravanca tanto a sala que não consegue usufruir dela com tranquilidade, está sempre com medo de andar, sentar ou pousar alguma coisa. É preciso cuidado para conservar o que temos, mas não se pode exagerar. Uma casa é um lar, não um antiquário ou galeria de arte.

Os móveis devem ser práticos e o espaço que ocupam bem utilizados. É preferível um sofá de dois lugares e poltronas e puffes, do que um de três e um de dois, que vão ocupar muito espaço. E, falando em puffes, eles são classificados como móveis multiuso, pois, além de assento, servem como apoio, quando recebemos convidados.

De tudo isso, o mais importante é manter o espaço arrumado e limpo, pois desordem e falta de higiene não combinam com boa decoração. Os moradores de uma casa podem aprender a não desarrumar o que alguém cuidou. Um exemplo de bom hábito é levar seus pertences para o quarto, ao chegar em casa, evitando largá-los na sala ou em outro cômodo.
Afinal, o lar é de cada um e para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário