logo

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O jeito étnico da moda

Por Maria Teresa Serman 


De novo, como sempre acontece de tempos em tempos, a moda com detalhes étnicos está de volta neste verão, como uma tendência marcante. E o que é étnico? O adjetivo vem do substantivo etnia, que significa "Grupo social, pessoas que compartilham cultura, origens e história." Há incontáveis etnias, pois o conceito de raça está obsoleto.
Voltando ao assunto central, o tema étnico é recorrente em padronagens, modelagens de roupas, acessórios e bijuterias. Geralmente o foco fica na África, mas características da Oceania e de outras culturas igualmente distantes de nós geograficamente, como o Tibet, a Mongólia, e o oriente, seja de povos árabes ou nipônicos, podem aparecer. Desta vez,  parece que estamos em um safári chique e colorido na África tribal.

Os estampados com as tradicionais, porém inesgotáveis, cores das pedras coral e turquesa despertam entusiasmo e dinamismo. São tons quentes como os das pedras, e laranjas, amarelo-ouro ou mostarda, verde vibrante ou mais fechado, compaginados com as também sempre presentes estampas de pele animal, com a predominância natural dos felinos. Imaginem um conjunto estampado com camiseta de onça ou tigre. Parece exagerado, mas o resultado surpreende, e, de vez em quando, é bom sair da mesmice do "tudo combinadinho".

Se não quiser fazer o estilo ousado, o bicho pode vir somente nos complementos, mais discretamente, enfatizado por colares de inspiração tribal, em ouro fosco ou prata envelhecido. Sapatos e bolsas todos em material rústico, ou com detalhes de corda e afins nos saltos anabelas, apresentando enfeites de cobra, o nosso velho conhecido lezard. Velho mas sempre repaginado.

 Enfim, há opções lindas para todos os gostos, tipos físicos e ocasiões. E lembrem-se de que peças temáticas, de inspirações que vão e retornam sempre devem ser guardadas, pois, na reestreia do tema, ainda que detalhes destas não estejam tão atualizados, pode-se misturar o novo e o guardado, formando uma combinação com jeito de último lançamento. As mulheres sábias tiram de seus armários tesouros de vários tipos.

Figuras do site:  http://www.olook.com.br

Um comentário:

Patricia disse...

Et vive la differénce!

Além da beleza das cores e grafismos, as etnias que também convivem na moda trazem um "Q" a mais de feminino, nas saias esvoaçantes, écharpes,etc.

Que belas tardes coloridas nos esperam!

Postar um comentário