logo

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sua Casa - Dicas de Arquitetura e Decoração (parte 7)


Cristina disse...
Gosto muito das suas dicas e tenho acompanhado todas. Preciso de uma ideia para tornar mais simpático meu corredor do apartamento que tem 4 metros por 70cm de largura. Ele liga a sala aos quartos, passando pela cozinha. É muito feio e parece um túnel. Desde já agradeço, Cris
Prezada Cristina,

Obrigado pelo e-mail e fico feliz de que esteja gostando das nossas contribuições.

O tema levantado por você é muito interessante, pois é possível, sem a necessidade de grandes investimentos, transformar um espaço habitualmente deixado em segundo plano em um local simpático, bonito e até mesmo funcional.

Talvez os 70 cm que você fez referência seja a “largura útil” do corredor e não exatamente o espaço “entre paredes”, pois os corredores costumam ter cerca de 90cm ou 1m de largura. De qualquer forma, parece-me possível lançar mão de alguns recursos para modificar e tornar mais alegre seu espaço. Para acertar nas sugestões concretas para sua realidade, seria interessante dispor de uma planta com a localização das portas, pontos de iluminação, tomadas, etc... Talvez você possa recorrer a um profissional especializado de sua cidade para concretizar as ideias que seguirão, conformando à sua realidade específica.

Em uma das edições anteriores da Casa Cor São Paulo, dois profissionais com quem já trabalhei e que gosto muito de seu trabalho (Olegario de Sá e Gilberto Cioni) transformaram uma circulação monótona em um espaço dinâmico e elegante. A largura do corredor possibilitava a instalação de elementos em marcenaria em ambos os lados, e assim o fizeram: na lateral onde estavam localizadas as portas de acesso, distribuíram estantes “magras” (cerca de 20 cm de profundidade) que receberiam peças de decoração. Na parede oposta, um conjunto de “pilares” em marcenaria (com altura total do pé-direito, ou seja, do piso ao teto), gerou uma trajetória com desenho sinuoso que, aliada a iluminação cênica, proporcionou muito charme ao resultado final.



Uma experiência recente em meu escritório também rendeu bons resultados: os clientes tinham o desejo de aproveitar melhor o corredor dos quartos e como tinham uma quantidade grande de livros para guardar, pediram estantes ao longo dos quase 9m de corredor. A largura era mais do que suficiente para instalar nas duas laterais estantes com profundidade de 20 cm que permitiriam receber a maioria dos livros.



Tivemos o cuidado de conceber estas estantes com uma profundidade um pouco maior na parte mais baixa, de modo a gerar certo “peso” ao conjunto; uma prateleira aérea em todo o perímetro permitiu leveza e continuidade ao mesmo tempo. O espaço como um todo foi concebido de modo a potencializar a reforma: parte do corredor se transformou em espaço de estudo e trabalho, quando “roubamos” uma pequena área para criar uma bancada para computadores (a vantagem principal deste recurso foi diminuir a sensação de corredor). Também aproveitamos o espaço do corredor para “embutir” o nicho da televisão e equipamentos do Home theater: desta vez, “invadimos” o corredor com um fundo falso na estante de livros, para possibilitar uma marcenaria que não avançasse muito dentro da sala de televisão. A iluminação deste corredor foi resolvida com o sistema de trilho e spots distribuídos ao longo da extensão da circulação.


Estes são alguns exemplos. De forma geral, gostaria de sugerir a utilização de todos ou alguns destes recursos: nova iluminação (direta ou indireta, com uma sanca, por exemplo); instalação de quadros padronizados em seus tamanhos e temas ou totalmente diferentes e em grande quantidade (transformando a circulação em uma “galeria”); uso de alguma tapeçaria que marque a circulação (uma passadeira produzida sob medida); uma nova pintura (não necessariamente todas as paredes claras ou todas escuras; poderá ser interessante, dependo da quantidade de luz ou posicionamento das portas, criar algum contraste com um jogo de cores).



Espero ter colaborado com algumas ideias e ter despertado uma vontade maior em transformar este espaço de sua casa em um local mais alegre. Tenho certeza de que sua família gostará da transformação e você também. Última dica: não deixe de considerar a possibilidade de contar com um profissional especializado, mesmo que para um trabalho pontual como este.

Atenciosamente,
Arq. Christian Michael Seegerer

Para mais informações visite a página do Arquiteto Seegerer no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário