logo

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lembranças de recém-casada – jantares de última hora



Depois de tantos anos de casada, veio à minha memória uma fase boa, ainda sem filhos (não que com eles a fase também não fosse boa),  quando eu recebia visitas de última hora, (meu marido adorava trazer amigos do trabalho para jantar). Morávamos em Volta Redonda, denominada Cidade do Aço, no interior do Rio de Janeiro.

Com meus dezenove anos e nenhuma experiência em receber e nem tampouco em culinária, fazia malabarismos e ia aos trancos e barrancos, improvisando o melhor que as lembranças de casa me proporcionavam fazer.

Graças a Deus eram sempre homens, senhores, que, na sua bondade, sempre gostavam da forma como eram recebidos por nós. Um jantarzinho informal, com as sobras do almoço e algo a mais complementando para dar substância. 

Dessas improvisações de última hora, eu me lembro bem dos legumes gratinados, que nada mais eram do que as sobras dos legumes do almoço, acrescidos de ovos batidos e queijo ralado. Aliás, o queijo ralado é um produto que complementa bem qualquer prato criado.
Ingredientes básicos para se ter sempre em casa são ovos, pão, queijo ralado, cebola, farinha de trigo, manteiga, leite. Com eles sempre poderemos criar algo novo para complementar uma refeição.

Lembro-me também das minhas famosas omeletes, fritadas recheadas com os quebra-galhos que tivesse em casa. Na época, não havia mercado que trouxesse em casa, e eu nem dirigia. Meu único recurso era o telefone, para pedir alguma dica à minha mãe ,que morava no Rio de Janeiro.

Uma omelete de tomate, cebola, salsinha verde, tudo bem picadinho, enfeitada com alfaces fresquinhas, fica bonita e serve como uma boa entrada. Assim fiz muitas vezes, servindo antes uns pequenos aperitivos, como azeitonas, queijo em cubos com orégano e azeite no palito, e um bom uísque com gelo, para dar tempo de tudo ficar pronto e também a visita ficar mais distraída e nem notar os meus deslizes culinários!
                                                       

                                                                                                                     Liana Clara

2 comentários:

Patricia disse...

Família que começa linda como essa só poderia mesmo chegar aos dias de hoje mais linda ainda, tantos filhos rodeando o CASAL LINDO!

DEUS OS ABENÇÔE MUITO E SEMPRE MAIS!
Abraço apertado,
Patricia

Liana Clara disse...

Querida amiga, obrigada pelo carinho, mas como você bem sabe, os começos sempre são difíceis. Beijos

Postar um comentário