logo

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

EmContando -5



Já falamos sobre o como e onde encontrar boas histórias. Falta-nos conversar um pouco sobre as ilustrações que na maioria das vezes são tão importantes quanto o próprio texto. Há livros para bebês, de pano ou de plástico. Nesses, geralmente encontramos figuras grandes, de um só animal ou objeto em cada página. As cores são alegres e os livrinhos fáceis de manusear. Os pequeninos gostam até de mastigá-los! Ensinam as primeiras palavras e ajudam os adultos a entretê-los. 

Os livros de histórias sem texto são para crianças maiores. Elas mesmo criam seus textos segundo sua compreensão e raciocínio lógico. Os adultos devem interferir o menos  possível. Juntamente com esses, temos os livros de poucas palavras e de muitas figuras e por fim os que equilibram texto e ilustração. Os de muitas palavras são para crianças mais velhas.

Ultimamente os ilustradores ganharam muito espaço na produção de livros infantis. Talvez mais até que os escritores. Lembro-me bem do primeiro livro que me impressionou.  Eu tinha cinco anos. Era a edição completa, sem cortes ou adaptações da “História de um Boneco de Madeira”  (Pinóquio)  de C.Collodi, 1941 . Mamãe contava-nos a história em detalhes e mostrava-nos os poucos desenhos que modestamente para os dias de hoje, ilustravam algumas das páginas do bonito livro amarelo. Guardo como tesouro esse livrinho até hoje. (Um dia eu conto o motivo pelo qual ele me é tão precioso.)

Hoje as ilustrações são muito ricas e sofisticadas e por isso mesmo polêmicas. Há quem defenda as cores vivas para chamar atenção dos pequenos e há os que preferem os tons mais brandos e figuras simples. Eu prefiro ficar entre os dois pontos de vista. De fato, cor demais e desenhos elaborados demais, ou traçados  muito fortes e embaralhados confundem, cansam e porque não dizer, poluem. Mas, quando suaves em excesso podem tornar-se desinteressantes. Portanto, ao dar um livro para nossas criança, tenhamos o cuidado  de escolher um de bom texto e  ilustração adequada  que    não substitua as palavras, mas as complete. Bom senso e muito amor  são as palavras-chave.

Para terminar a nossa postagem de hoje, vou contar a história, não de um ilustrador de livros, mas de um grande pintor, para ilustrar o quanto vale uma profunda e verdadeira amizade.

 Muitos já viram o quadro “MÃOS QUE REZAM”, de Dürer, porém, poucos conhecem sua história.
No fim do século XV, dois amigos desejavam ser pintores, mas  eram pobres e não tinham condições para o custeio dos estudos. Os dois amigos viviam na mesma pensão. Encontraram no amor ao próximo, na união dos  esforços, o meio para a consecução dos seus objetivos. Dürer  propôs que ele trabalharia para que seu amigo pudesse estudar pintura e quando o pintor estivesse em condições, as posições se inverteriam.

Seu amigo, no entanto, não concordou  e disse: “Não, eu sou mais velho e já tenho emprego no restaurante. Você é que começará a estudar.” Assim Albrecht Dürer pôde dar início aos estudos de pintura. Logo que começou a produzir os primeiros quadros, chegou ao amigo e disse: “Agora você já pode estudar. É a sua vez.”
O amigo então deixou o trabalho e foi segurar a palheta e os pincéis. Não conseguiu. Suas mãos rígidas, endurecidas, articulações grossas e dedos torcidos pela labuta diária durante tanto tempo, impediam o suave manejo dos pincéis. Compreendeu que deveria renunciar ao grande sonho de ser pintor e voltar ao antigo trabalho que lhe calejara as mãos.

Certo dia, Albrecht Dürer regressava do estúdio, quando ouviu a voz do amigo que de joelhos e mãos postas orava para que ele, Albrecht, tivesse pleno êxito na carreira de pintor. 

Profundamente comovido, o artista pensou consigo: “Jamais poderei devolver a essas mãos a agilidade que perderam, mas posso demonstrar ao mundo a gratidão que sinto pelo que meu amigo fez por mim: pintarei essas mãos tais como as vejo agora. Pode ser que ao vê-las, o mundo aprecie o que elas fizeram. Talvez essas mãos sirvam de inspiração a outros para que realizem atos de generosidade e desprendimento.”

Albrecht, então, reproduziu as mãos do amigo, dando  assim ao mundo uma das mais belas obras de arte: “ Die Betenden Hande” ( as mãos que oram ). 

As mãos pintadas por Albrecht Dürer são as mãos do trabalhador: grossas e calejadas pela dureza da luta, mas são também mãos do amigo. Oração, trabalho, amor ao próximo, capacidade de sacrifício e renúncia generosa, eis a mensagem das “Mãos que Rezam”.

                                                               ALBRECHT DÜRER ( 1471 – 1528 )
                                                               Anajô  Atelier – Rio de Janeiro

Sugestão: Que tal dar um livro de presente no Dia das Crianças?         Agnes G. Milley

Nenhum comentário:

Postar um comentário