logo

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 39)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Trabalho de adolescente
1 - A diz: Dra o que posso fazer para ajudar a minha família? Tenho 15 anos e gostaria de trabalhar pra ajudar, meus pais estão passando por uma situação difícil e não sei o que fazer. Estou no 2º ano do ensino médio e sou bom aluno. É proibido trabalhar com carteira assinada? Isso atrapalha os estudos?
RESP: Olá A. Boa Tarde!
Sua preocupação com sua família e seu desejo de ajudá-los é extremamente louvável Parabéns !
Já conversou com seus pais sobre o seu desejo? Quem sabe vão dar alguma sugestão? Você tem mais irmãos?

Se está no segundo ano do Ensino Médio, pensou em fazer um Curso Profissionalizante? Que pretende seguir após terminar esta etapa? Avalie bem suas aptidões, procure SENAC,SESI, SESC e veja quais os cursos ai oferecidos. Os melhores alunos já terminam com emprego. Outras Empresas também aceitam estudantes aprendizes, pesquise onde você reside.
Só com mais idade poderá trabalhar com carteira assinada.

Quanto a atrapalhar seus estudos, só mesmo começando a trabalhar para testar como utilizar bem seu tempo e caso perceba que não está indo tão bem, coloque sempre os estudos como prioridade!

Também pode consultar algum ou alguns Professores com quem se relaciona melhor e comunicar sobre o trabalho, pois talvez algum deles possa oferecer-lhe oportunidade de trabalho remunerado.

Outra idéia é pesquisar se onde mora, existe o McDonald’s. Em geral pedem cópia do seu currículo e sua escolaridade, porque para trabalhar com eles o jovem deve estar estudando - é assim que funcionam.

Se você tem alguma Religião, faça suas orações para que Deus mostre o melhor para sua vida. Volte a falar comigo quando quiser. Foi uma alegria receber sua pergunta! Um abraço - extensivo aos seus pais! Mannoun

Entrando na adolescência
2 - C. diz: Como posso saber se meu filho esta entrando na adolescência? Meu filho tem 10 anos e é muito precoce em tudo. Nos estudos, nas conversas, no comportamento. Mas o físico ainda é muito esmirrado. Ele fala até em namorada! Eu estou sem saber como lidar com esta situação. Agradeço sua ajuda.
RESP: Cara C. O que relata de seu filho indica que está, sim, entrando na Adolescência, mas talvez não ainda na Puberdade, que - em geral - começa um pouco mais tarde. Ele tem irmãos? Convive somente com adultos? Tem amigos e pratica esportes? Falar em namorada é precocidade, em geral, resultam de estímulos da Mídia, muita internet sem orientação, pouco exercício físico e pouca responsabilidade nas tarefas de ajuda familiar... Como agir?

- Oferecer oportunidades mais saudáveis de lazer - artes em geral,música, oficinas de redação, leituras, esportes, conversas em casa que girem em torno de assuntos gerais, passeios, excursões, viagens...

- Convide os amigos de seu filho para sua casa, proporcione lanches, atividades e reuniões alegres, cines-clube, música saudável, jogos, gincanas, competições... Visitem orfanatos, asilos - Eles vão ficar muito felizes, é só experimentar! Dá trabalho, mas vale a pena! Fico às ordens, Mannoun

3 comentários:

Anônimo disse...

Dra que atitude devo tomar com meu filho de 17 anos que engravidou uma garota de 15 anos? Quais responsabilidades ele deve assumir como pai? Eu nem sei o que fazer, ele estuda o ensino médio e nem trabalha e agora?

Anônimo disse...

Meu filho tem 12 anos, fala muito, é muito em tudo, e agora o medico disse que suspeita que ele tenha uma espécie de autismo, como pode?
Falou em "Síndrome de Asperger ", o que é isso? E o que devo fazer? Tem cura?
Temos uma situação financeira bem apertada e outros filhos, sendo que outro com outro tipo de problemas, mas que também precisa de muita atenção.
Estou desorientada sem saber lidar com tudo isso.
Agradeço sua ajuda

Luciana disse...

como conseguir tirar o vício de computador de um filho rebelde???? Ele não sai mais pra nada e depois da escola só fica no computador o dia inteiro. Deixa até de comer se eu não levar a comida até ele no quarto. E briga se eu entro e faço barulho.

Postar um comentário