logo

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Aproveitando o tempo com os filhos

Nós precisamos aproveitar todos os momentos das nossas vidas para mostrar o amor que temos a cada um dos nossos filhos.

Tenhamos um ou dez filhos, o amor por cada um é único, irrepetível e insubstituível. Digo isso de cadeira, porque tenho nove filhos e o amor que tenho por cada um é único, inigualável. Mas é muito engraçado quando ouço dizer: “ Eu tenho um filho só e o fato de ele estar longe, você nem pode imaginar a falta que é. Você tem muitos e então um supre a falta do outro. Ledo engano! Só quem tem vários filhos sabe muito bem que um não é substituto do outro. São seres diferentes e cada um tem seu lugar no nosso coração por inteiro.

Coração de mãe é algo inexplicável, ele se dilata e preenche se por completo a cada filho, como se fossem únicos. É algo de sublime que só Deus para compreender o amor de mãe. Fazemos qualquer sacrifício, sem percebermos que é um sacrifício, para estarmos com o filho ou para fazermos algo que irá agradá-lo. E quando são vários, este amor se desdobra em demonstrações de afeto nos mais mínimos detalhes.

O dom da maternidade é algo que não precisa de muita luta para se viver, basta deixar desabrochar o amor que temos latente em nós mulheres. É claro que existem exceções, mas graças a Deus são poucas e sempre exceções da natureza humana. A grande maioria dá a vida literalmente por seus filhos, estão quase que onipresentes em todos os bons e maus momentos dos seus rebentos, porque se sentem responsáveis pelos que geraram.
Lembrei-me deste assunto porque amanhã vou viajar para ver um dos nossos filhos que esta morando longe de nós, mas vamos alegres, sem medir esforços e distâncias, para poder matar a saudade nossa e dos irmãos que vão juntos conosco. E é claro que a idéia saiu da mãe!

Um comentário:

Maria Teresa disse...

É verdade, cada filho é único. A ausência de um não pode ser compensada por nenhum dos outros. Há os que pensam que aqueles com vários filhos amam-nos a lote, como batatas, talvez. O coração dos pais abarca todos ao mesmo tempo porque se dilata, e se subdivide por amor.

Postar um comentário