logo

domingo, 25 de abril de 2010

Para viver um grande amor – 5 - "Casal LC e PP "

Aproveitamos o título do poema tão conhecido para fazer uma homenagem a grandes e profundos amores, que vêm sendo testados em anos de convivência. São amores que originaram famílias, alicerçadas pelo compromisso renovado de continuar juntos, apesar dos "perigos desta vida". A paixão não acabou, se tornou forte e agregou filhos, parentes e amigos. Ver o que deu certo para muitos pode suscitar novas idéias para revigorar os laços do casal e da família.

Vejam a nossa quinta entrevista:

O casal não será identificado pelos nomes, para evitar uma exposição maior.

Casal LC e PP responde:

Como cada um respondeu separado, coloco as duas respostas. Assim fica bem mais interessante ler e comparar as impressões de cada lado.


1 - Como você conheceu sua esposa (seu marido)? Demorou muito para começarem a namorar?


LC: Eu conheci meu marido aos 18 anos, numa festa a que fui por acaso. Minha irmã tinha um aniversário de uma prima do marido dela para ir, e me convidou dizendo: “Vamos que eu vou te apresentar a um parente do lado do meu marido”, o que, aliás, não tinham parentesco real nenhum. Ele já era formado em engenharia e tinha 31anos. A apresentação foi feita e ficamos o resto da noite conversando. Depois de algum tempo, eu o vi olhando o relógio e fiquei cabreira, e perguntei por que olhava as horas, ele respondeu que era um espanto ele estar conversando mais de uma hora com uma garota da minha idade. Eu fiquei uma fera.
Na semana seguinte ele me telefonou e começamos a nos encontrar, e no final do mês começamos a namorar. O primeiro beijo só aconteceu depois de um mês de conhecimento, este eu não esqueço!

PP: Conheci minha esposa numa festa de aniversário de 18 anos, que não ia e acabei indo. Veja só a sorte dela. Uma semana e já estávamos começando a namorar. Ela estava com muita pressa. E eu também.


2 - Quando se casaram e como foram os primeiros tempos de casamento?


LC: Casamos nove meses depois de nos conhecermos, ele, como já era formado e tinha um bom emprego, quis logo casar, para não perder mais tempo. E eu, na minha euforia dos 19 anos, aceitei casar sem titubear. Nosso casamento foi lindo, não faltaram flores amarelas e brancas ao gosto da tia do meu marido, que nos deu de presente a ornamentação da igreja,
de surpresa! Mas eu estava tão alegre que nem me importei com as cores.
É claro que no início do casamento tivemos muito que nos conhecer, o que continua até hoje. Mas, pelo fato do namoro e noivado tão curto, muitas dificuldades tivemos que superar.
Ainda mais porque assim que casamos fomos morar fora do Rio e longe de todos os familiares. Confiamos muito no amor que descobrimos entre nós e que tudo o mais acabaria se ajeitando. E logo no primeiro ano de casados tivemos o nosso primeiro filho, então foram vários conhecimentos juntos: o de marido e mulher e o de pai e mãe. Foram muitas as novidades em curto espaço de tempo que tivemos que digerir e nos adaptar. Sem contar que no outro ano veio o segundo filho e no terceiro ano de casados veio o terceiro filho.
Voltamos ao Rio de Janeiro e com casa comprada começamos as reformas e no meio disso tudo sempre tentando nos conhecer melhor, ainda bem que eu era hiperativa e isso ajudou muito para tocar tantas coisas ao mesmo tempo.

PP: Foram ótimos. Não tínhamos tempo para pensar porque tínhamos um filho atrás do outro. Não tínhamos tempo nem para brigar. Foi emoção pura.

3 - Como você se definiria como marido/mulher - suas qualidades e no que você pretende melhorar?

LC: Meu marido é fácil de definir: Um homem justo. Completamente confiável amante da paz e da harmonia, luta sempre por isso. De uma fé invejável, que muitas vezes foi testada e sem esmorecer. Um pai dedicadíssimo e um marido carinhoso e atentíssimo as suas responsabilidades.
Eu, da minha parte, vejo que nunca posso parar de lutar para melhorar o nosso relacionamento. A minha luta no momento é ter mais paciência para aceitar as mudanças devido à idade nossa e buscar mais coisas em comum para darmos seguimento a nossa história de amor.

PP: Tenho horror de falar de mim, por isso ninguém me acha em parte alguma da internet e por que não tenho qualidades. Como marido, me definiria como um homem de sorte que tem uma mulher que consegue entender a minha cabeça com algumas exceções. Pretendo melhorar sempre no amor à minha mulher à medida que as idades vão avançando.

4 - O que vocês fazem para alimentar e melhorar o relacionamento nestes anos de matrimônio?

LC: Uma das nossas artimanhas para alimentar o nosso amor é ter sempre que possível um dia para nós dois, isso é muito importante. Para sairmos juntos, conversar abobrinhas, rir bastante, e falar de nós dois. A fuga da rotina é uma constante, e isso é sempre um ponto bom, pois fazer algo novo que surpreenda o outro é uma maneira de aprender mais um pouquinho e ver que ainda não sabemos tudo.
Outra coisa importante no nosso relacionamento é a confiança mútua. A certeza de que o nosso casamento é pra toda a vida e que temos que lutar por isso.

PP: Brigamos muito e depois saímos para fazer as pazes que é o melhor da briga. Daí tiramos propósitos de melhoria. É um santo remédio.

5) Dizer os anos de casados. Já estamos com 35 anos de casados e temos 9 filhos maravilhosos que completam as nossas vidas.

7 comentários:

Anônimo disse...

tá difícil descobrir quem é esse casal...rs

Liana Clara disse...

E o anonimo também , esta difícil de reconhecer, né?

Anônimo disse...

È de dar inveja.estão em falta no mercado casais assim.Gente de coragem ,pois já nos anos 70 se ouvia o lugar comum: hoje em dia está muito difícil ter mais que 3 filhos...Agora passamos para 1 ou nenhum....Pena.

Maria Goretti disse...

Eu não entendi a frase: "ele, como já era formado e tinha um bom emprego, quis logo casar, para não perder mais tempo"

Como assim perder tempo?

Liana Clara disse...

Cara Maria Goretti, estes relatos são de pessoas conhecidas que nos enviaram suas histórias, cada um contou do seu jeito como se conheceram e como é seu casamento.
Acredito que a frase queira dizer: Não perder mais tempo sozinhos já que encontraram o amor da vida de cada um.

Maria Teresa disse...

Este casal vai chegar às bodas de ouro pq vale ouro!

Paula Serman disse...

Parabéns pelo exemplo que é esse casal!!! E também pela família linda que formaram! É sempre muito bom estar com eles e com seus filhos! Sua casa é cheia de alegria! Sem falar nas viagens para explorar a América do Sul... Rs!

Postar um comentário