logo

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Classificação Indicativa da Televisão Brasileira: Uma análise

Por Pedro Oliveira
A figura abaixo mostra, segundo o Ministério da Justiça, o que é a classificação indicativa no Brasil. Reproduzo no original:




Assisti recentemente uma palestra em que o coordenador deste serviço do MJ explicava os critérios para a classificação. Note que é utilizado um sistema de idade e que se afirma que o número inscrito corresponde à idade para a qual o programa não é recomendado, segundo o governo federal.

Vamos agora ver o qual o critério utilizado para esta separação por idades (ainda no original):


Na palestra a que me referi acima o responsável por esta classificação detalhou os critérios de cada faixa etária e entendemos com isto que o que a "insinuação sexual" por exemplo é muito, muito mais forte do que parece.

Algumas considerações para você pensar.
1) Os pais, em geral, só tem acesso a informação etária, ou seja, só são informados na hora do programa a idade mínima recomendada, os critérios não são divulgados amplamente, a menos que a pessoa vá ao site web do MJ.
Será que o Governo não tem verba para divulgar os critérios? Será que falta dinheiro para propaganda do governo? O valor previsto para 2009 é de R$ 699 milhões, com este dinheiro é possível fazer muita propaganda. E este é o valor a ser gasto apenas pelo poder executivo federal.
2) Porque não se melhora o sistema de classificação e mesmo com os critérios frouxos se deixa passar tanta coisa?
Segundo o encarregado, porque o quadro de pessoas para esta tarefa é pequeno, apenas 130 pessoas. Você leu certo, 130 pessoas!!! Neste momento tive certeza que nossos impostos estão sendo saqueados! Dez mães de família, trabalhando bem e com inteligência fariam um trabalho muito melhor que 130 funcionários públicos concursados, regiamente remunerados.

Um dos assistentes, ilustre jurista de renome nacional, comentava que além da ineficiência há fortes indícios de chavismo rondando este serviço do ministério da justiça.

Um comentário:

João Felipe disse...

Temos nossas crianças sendo expostas a qualquer tipo de programação inadequada e apelativa. Isso deveria ser levado mais a sério pelo governo.

Postar um comentário