logo

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pátria proíbida - A história dos meninos perdidos do Sudão



Pátria proibida (89 minutos, ano 2006), melhor em seu título original God grew tired of us (Deus se cansou de nós) narra a história de alguns garotos que escaparam dos massacres da guerra civil sudanesa, da fome nos campos de refugiados e foram levados aos EUA para recomeçar a vida.
Focado em acompanhar durante cinco anos dois jovens que foram viver em Pittsburgh e um que foi viver em Syracuse,NY; pátria proibida mostra de maneira simpática o choque cultural que implica conhecer interruptor de luz, geladeira, vaso sanitário, papel higiênico e mostra de maneira dura o horror de uma guerra civil genocida que busca exterminar os cristãos do Sudão.


É um documentário que deveria ser assistido por todos os adolescentes, para que vejam jovens iguais a eles que foram extremamente fortes e alegres ao enfrentar as adversidades. Jovens que questionam o individualismo da sociedade ocidental e que trabalham duro nos EUA para enviar recursos a seus colegas que vivem no Sudão.


Chama a atenção ver que o governo Lula nunca teve uma palavra de repúdio ao ditador sanguinário e genocida do Sudão Omar Bashir, e ainda encontrou no Sudão um grande parceiro comercial. Citando um trecho do jornal o Estado de São Paulo: "O ponto alto desse vexame se deu no final de 2007, quando o Brasil, no Conselho de Direitos Humanos, se absteve de votar uma resolução que exigia o julgamento dos sudaneses responsáveis pelo massacre em Darfur"




Um comentário:

João Felipe disse...

Eu desconhecia a produção! Parece ser bem interessante e pretendo ver em breve! Agora, em relação à posição do Brasil, isso reflete a confusão diplomática que o nossa país tem vivido ao colocar a ideologia na frente dos direitos humanos.

Postar um comentário