logo

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 18) Dra Mannoun Chimelli

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.
Comparando adolescentes de várias épocas
1 - A. L. diz: Cara Dra Mannoun, estou adorando suas respostas, já venho lendo e acompanhando a algum tempo. É muito bom termos alguém tão bem preparada nos dando dicas e sugestões num tempo onde a educação de filhos ficou quase acabada. O que nos diz de educar um adolescente em 1950 e nos dias de hoje, as diferenças? Abraço e obrigada pela atenção.
RESP: Olá, A.L. obrigada pelas palavras carinhosas e estimulantes!
Em 1950, a educação tinha outros modelos- as crianças moravam em casas, subiam em árvores, não havia televisão, muitos eletros-domésticos, nem computador e internet... Muitas mães estavam ocupadas em trabalhos domésticos, não era muito comum que trabalhassem fora de casa. O conceito de Adolescência era mais pedagógico e psicológico, não havia ainda entre nós a medicina do adolescente.
Valores: morais, espirituais, não deixam de o ser com o passar dos anos - assim como dois mais dois sempre serão quatro... Mesmo que os homens queiram mudar.
Não é verdade que os seres humanos são os mesmos - hoje e sempre, com suas qualidades e defeitos, aspirações, sonhos, desapontos...?Vamos à lua, mas não nos conhecemos interiormente ainda...
O que mudou? Penso que a saída de casa da mulher para trabalhar fora , os meios de comunicação ( eletrônicos ) a ausência de limites ( pais obedecendo aos filhos...) são alguns dos grandes responsáveis por alguns aspectos negativos da educação. Entretanto não há só negativos- houve mudanças positivas no relacionamento familiar, mais diálogo e abertura, maiores conhecimentos psico- pedagógicos, mais acesso à cultura... Podemos dizer que há muita esperança - sempre! - no ser humano, capaz de superar os “tsunamis” e mesmo do negativo, tirar muito Bem. Eu acredito! E faço minha parte... Vamos nos unir? Um abraço! Mannoun

Adolescentes devem ter tarefas em casa?
2 - M. diz: Dra meu marido é muito exigente com as nossas duas filhas. Ele faz o que diz que eu deveria fazer: Cobra delas ordem com suas coisas; e é capaz de acordá-las ao chegar do trabalho tarde, por não encontrar as coisas arrumadas como deveriam ou como ele mandou que fizessem. Elas já são duas moças de 13 e 16 anos. O que devo fazer para que ele entenda que não deve fazer isso com as crianças?
RESP: Cara Sra.M., A senhora já procurou conversar calmamente com seu marido, longe de casa, em ambiente agradável para ambos, sobre a educação das filhas?
Comente com ele seus pontos de vista, procurando compreender melhor as posições dele, colocando-se de coração aberto sem defensivas, como esposa mais que como mãe. Isto porque - sem querer, sua colocação me dá esta impressão- a senhora está magoada com as atitudes dele e vai tomando a defesa das filhas que, a meu ver, não são tão crianças e já devem mesmo cultivar as virtudes que se vivem e se aprendem no lar: ordem, capricho, alegria, obediência...
É difícil? Claro que sim - e para todos! Porque é mais fácil levar nossos dias de qualquer modo, do que ter a cada dia o nosso tempo organizado... Basta fazer a experiência para perceber como é muito mais agradável ter ”cada coisa no seu lugar e um lugar para cada coisa..."
Converse com ele, dando razão naquilo que deve e aceitando as sugestões dele, que - também é verdade, deve ser mais moderado no falar, combinando as atitudes previamente com a senhora sem que os dois insistam nas mesmas coisas a todo tempo com as filhas. Elas não são mais crianças e necessitam ser tratadas de acordo com sua idade, cada qual com seu grau de compreensão. Mostre a todos como é maravilhoso a gente viver em paz e harmonia dentro de casa e vocês tem tudo para ser muito felizes! Vale a pena o esforço!
Boa sorte e meu abraço, Mannoun
Horário para filhos - decisão em conjunto
3 - T. C. diz: Como conseguir por horários para namorar, chegar em casa, de filhos com 14 e 16 anos. Eles vivem brigando comigo e tentando burlar os horários que estipulo para sair. E agora com a menina namorando, de 16 anos, estou perdendo o pé. Ela acha que pode sair qualquer dia pra namorar.
RESP: Cara T.C. não "perca o pé como diz!" Reze, converse com o pai e depois chame os filhos ( separadamente!) Converse calmamente com a filha e mostre seus pontos de vista e a importância de que não MINTA ( entendo que " burlar " é enganar, mentir) Confiança é como um cristal precioso que necessitamos cuidar e conservar muito bem ! É uma conquista e necessitamos muito esforço para mantê-la - aliás, tudo o que vale a pena CUSTA! Embora nem tudo o que custa valha à pena...
Procure não falar muito no dia a dia - insista no valor dos estudos como preparação para a vida, na ocupação saudável (cursos, esportes, passeios em família, cultura, arte, atividades de que gostem, convívio com amigos..)
Mostre a ela que a dedicação exclusiva ao namorado irá afastá-la do convívio com amigas- está na idade de construir boas amizades...
Com o de 14 anos (é moça também ou rapaz?) - também converse separadamente e exponha suas razões de confiança, horários, importância de bem preparar-se- quem não sabe obedecer não saberá mandar!
PACIÊNCIA e CALMA - não deixe transparecer que se aflige - adolescentes são muito inteligentes e não podemos permitir que usem mal sua inteligência, mentindo e não correspondendo à confiança e carinho dos pais - afinal os maiores prejudicados serão eles próprios, não acha? Boa sorte e dê notícias! Um abraço, Mannoun

Desconfianças? Mentiras? Suspeitas?

4 – M.da P. e C. diz: Preciso arranjar uma ocupação para meu filho adolescente. Ele esta com 17 anos e só quer ficar com o grupinho nas baladas e nas rondas de rua. Estuda só o necessário pra sobreviver na escola. E não faz mais nada. E acho que ele esta bebendo com os amigos. RESP: Caros M.P.e C. Vocês têm apenas um filho? Que atividades ele tem em casa?Quais são seus gostos e aptidões?
Está numa idade em que realmente os interesses serão estes que vocês descrevem, caso não esteja habituado a exercer ocupações e responsabilidades dentro de casa e se os pais não se acostumaram a assentar-se (individualmente) com ele, trocar idéias, ouvir e ponderar, saber do que gosta, quem são seus amigos, convidá-los para um lanche ou algo parecido em casa, para ver como são, que tipo de conversas existe, planos para o futuro...
Já se alistou para o serviço militar? Sabem o que ele pensa a respeito?
São sugestões e idéias- voltem a falar sobre ele com mais detalhes, ok?
Fico às suas ordens, atenciosamente, Mannoun
Qual é o momento certo para sair da casa dos pais?
5 – E. S. diz: Tenho um filho que apesar de já estar formado continua morando conosco (meu marido e eu),algumas vezes chega em casa calado e aparentando péssimo humor, fecha-se em seu quarto e não quer conversar.Se perguntamos se tem problemas no trabalho, fica ainda mais zangado e torna o clima em casa muito pesado. Outro dia disse-me que a desvantagem de morar com os pais depois de formado é ter que dar explicações, e eu para não brigar lhe disse que concordava, mas que ter:casa, comida, roupa, luz, água etc.,pagos e arrumados era uma grande lista de vantagens.Não tive resposta.Conversei com algumas amigas com filhos em situação semelhante e elas também não sabem como agir. E eu que pensava que facilitar a estada dos filhos em casa melhorava a união familiar ando bem desconsertada. Agradeço muito se puder sugerir alguma ação positiva.
RESP: Cara senhora E.S. não se desaponte, porque seu filho é que deve estar desajeitado porque SÓ sabe receber e isto é causa de mau humor...
Ele deve ter ficado lá no início da sua própria Adolescência, quando recebemos e ainda não entendemos que devemos também dar e mais que isto, DAR-NOS .
Volte a conversar serenamente com ele e sugira que procure um cantinho para morar, assumindo as responsabilidades concernentes a um profissional. Mostre-lhe que a senhora e o pai não o estão " expulsando de casa" que estará sempre aberta para todos os filhos,assim como seus corações . Apenas acrescente que é chegado o momento em que , para formação completa da personalidade dele como adulto, está fazendo falta mais este passo.
Anime-se, converse com seu marido e também com suas amigas e leve minha sugestão. Esta atitude ao invés de diminuir os laços, reforçará o carinho e a união entre vocês, familiares. Chega um momento na vida de família em que a convivência - digamos assim- " além dos limites necessários" acaba por provocar irritações e desgastes que magoam e ferem ao invés de ajudar. É o que se passa com filhos adultos, que permanecem em casa ou com aqueles que retornam após um casamento desfeito ( lamentávelmente !)
Filhos criados, devem tomar o caminho escolhido sem perder uma crescente gratidão e carinho para com seus pais convivendo sempre que possível com seu lar de origem !
Não desanime, alegre-se e ajude as decisões de seu filho para que continue a crescer !
Um abraço da Mannoun

4 comentários:

Angel disse...

Meu filho de 18 anos é muito fechado nele mesmo e de pouca conversa, ele esta na faculdade e é bom aluno. E já faz uns trabalhinhos para ganhar seu próprio dinheiro. Mas não tem namorada e tem poucos amigos. O que podemos fazer para ajudá-lo a se relacionar mais com as pessoas? A ter uma vida social mais animada? Tenho mais 2 filhos que são totalmente diferentes. Ele é o caçula.

Berenice disse...

Como explico para minha filha sobre a menstruação? Ela tem 10 anos mas esta com um corpo já se formando de mocinha. Quero avisar a ela antes para que não se assuste.

Berenice disse...

Olá Dra. Gostei de suas respostas e gostaria de uma orientação. Minha filha tem 14 anos, é muito fechada comigo e meu marido, mas, qdo. está com as amigas, conversa normalmente, embora acho que ela não se adapta muito à turma(pq pensa diferente das amigas - acredito que seja pq ela é mais madura que as demais). Além disso, não quer saber de fazer nenhuma tarefa doméstica. Por outro lado, ela é muito meiga e só me dá alegrias com suas notas. É estudiosa, gosta de leitura e não me dá trabalho nenhum, apenas não conversa e não quer saber de fazer nada em casa. Como proceder?

Liana Clara disse...

Olá Berenice, a Dra Mannoun responde as perguntas sempre as segundas feiras, portanto sua resposta estará no blog no próximo dia 21/3 - basta clicar no endereço principal do blog (www.negociosdefamilia.com.br) e ver na segunda dia 21 sua resposta.
Abraço e visite-nos sempre, Liana

Postar um comentário