logo

domingo, 11 de outubro de 2009

Comemorações para o dia das crianças – Dia 12 de outubro

Aqui na minha casa pairou uma grande dúvida: Até que idade devemos comemorar o dia das crianças. Então fui me esclarecer a respeito e descobri que de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolesceste (ECA), a infância vai até os 12 anos de idade, quando se inicia a adolescência. Sendo assim, na forma da lei só precisamos presentear até os 12 anos, correto?

Eu diria: Errado! Para os pais os filhos são sempre “suas crianças” e neste dia nada mais justo que presentear os filhos. É claro que os presentes serão relativos a cada idade.

E buscando sobre o assunto, encontrei um artigo onde a professora Maria Ângela B. Carneiro, pedagoga e professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, alerta que é importante que os pais estejam atentos principalmente à idade das crianças e ao tipo de produto selecionado. “A escolha da faixa etária errada pode prejudicar a criança com uma lesão física. Além do que, esse tipo de brinquedos não ajuda no desenvolvimento”.

Ela recomenda produtos para todas as idades, com valores que variam entre R$ 20 e R$ 90. Para as meninas, a dica são as bonecas, mas a pedagoga lembra que é preciso observar o material do qual são feitas. “Para as crianças menores, bonecas de pano são melhores por uma questão de segurança.”

Para os mais velhos, Maria Ângela recomenda jogos para ajudar a desenvolver a sociabilidade. “Hoje a gente pede até que os pais comprem jogos que as crianças possam utilizar em conjunto, com os colegas.” Para a professora, conhecer e discutir regras de um jogo ajuda as crianças a desenvolverem a noção de respeito. “Isso [as regras dos jogos] ajuda a criança depois a observar outros tipos de limite.”

Com toda esta orientação da Maria Ângela, já podemos sair às compras e procurar o mais adequado a nossos filhos e suas idades. Sem esquecer de que podemos incluir no “pacote” presente um bom passeio num lugar bem agradável. Incluindo uma refeição no lugar escolhido pelas crianças. É claro pondo alguns limites de escolha antes de passar a bola para elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário