logo

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dia Mundial do Nascituro - 8 de outubro

Texto Maria Teresa Serman
Hoje é um dia para ser muito comemorado, pois é o dia de todos e de cada um de nós. Nascituro é aquele "que há de nascer,(...) o ser humano já concebido, cujo nascimento se espera como fato futuro certo", ensina o Aurélio. Interessante essa definição, ponto de meditação para a humanidade, que não tem considerado o nascimento de muitos, infelizmente milhares e milhares, como "fato futuro certo".

O nascituro é a vida dentro do útero, vida esta que começou no encontro do óvulo com o espermatozóide. Tal verdade científica foi definitivamente fundamentada pelo projeto Genoma, e não depende de opiniões, credos, achismos ou do parecer particular de um e outro.

O milagre maior da vida é frágil, indefeso. Depende de outros seres para nascer. Em primeiro lugar da mãe, que o gera e alimenta, sua inicial e mais importante defensora. O próprio Jesus Cristo comparou o amor de Deus ao amor de mãe. A nós cabe a inefável responsabilidade física e emocional pelo desenvolvimento saudável e seguro da vida que geramos. Porém, não podemos estar sozinhas.

O pai é co-autor e artífice do embrião, feto, bebê, do ser humano que também gerou. Deve assumir a tarefa junto com a mãe do seu filho, ampará-la, apoiá-la, e, se infelizmente não puder amá-la, precisa respeitar e prover do melhor modo o que for necessário durante a gravidez, o parto e a criação da criança. Contudo, o melhor presente para um filho sempre será o amor dos pais.

Defender a vida desde sua origem é assegurar a nós mesmos que ela não nos será tirada, sob qualquer pretexto, quando formos tão ou mais frágeis que um bebê; proteger o nascituro é proteger a esperança de que o homem possa aprender a valorizar o que é pequeno, aparentemente desprovido de importância, dependente e frágil. É proteger também a criança já nascida, as mães abandonadas e carentes de sustento e afeto, os doentes, os idosos, tudo, enfim, que já fomos e ainda podemos vir a ser.

5 comentários:

Margarida Andrade disse...

Realmente estamos todos de parabéns hoje! Graças aos nossos pais existimos. Foram coeajpsos e nos preservaram o direito a vida.

Paula Serman disse...

Excelente artigo! Graças a Deus e a nossos pais estamos aqui! E temos a obrigação de defender esse dom dado por Deus, que também só pode ser tirado por Ele! Devemos, não só permitir que o ser humano viva, mas que conheça a sua dignidade, o seu valor diante de Deus e dos Homens e que tenha consciência clara do sentido da sua existência na terra.

João Felipe disse...

Muito bom o texto! Hoje é uma data importante para que reflitamos sobre a dignidade de cada ser, mesmo aquele frágil que não vemos, que se encontra dentro do ventre materno, mas que já tem todas as suas características concebidas e determinadas. O que ele mais necessita é carinho dos pais e o amparado de uma sociedade, que não faça do útero um lugar perigoso para aquele que ainda não nasceu.

Liana Clara disse...

Paula e João Felipe, é bom que tenhamos o apoio de jovens como vocês, uma médica fazendo sua residencia e um Historiador fazendo Direito. Mostra que ainda podemos acreditar no ser humano e em seu potencial.
Vamos lutar pela vida de todos, desde o útero materno.

ANINHA disse...

Muito bom este artigo,servirá para despertar aqueles que ainda não puderam perceber que o dom da vida é único!Não pode haver justificativa, sensata ,que possa impedir este direito que nos foi dado por Deus...

Postar um comentário