logo

domingo, 4 de outubro de 2009

Gran Torino: Sugestão de filme - ver com adolescentes


Gran Torino
Elenco: Clint Eastwood, Cory Hardrict, Bee Vang, Ahney Her, Brian Haley, Dreama Walker.
Direção: Clint Eastwood
Gênero: Drama
Duração: 116 min.

Walt Kowalski, americano de origem polaca trabalhou toda sua vida na Ford e sua grande paixão era um Ford Gran Torino no qual ele trabalhou e depois adquiriu. Após o falecimento de sua esposa, vive sozinho, num suburbio de Detroit, com uma vizinhança de estrangeiros de etnia Hmong. Kowalski despreza os estrangeiros. Ex-combatente da Guerra da Coréia, americano patriota, Kowalski vê sua vida mudar ao começar a se envolver com os Hmong.

O filme é muito bonito. Mostra uma pessoa amargurada com a vida que ao descobrir um sentido para ela se transforma. Clint Eastwood mostra porque é um dos melhores atores de Hollywood ao representar o típico americano politicamente incorreto, que é capaz de botar para correr o padre jovenzinho a quem sua esposa havia encarregado de confessa-lo.



Os Hmong são uma etnia que vive nas montanhas do Laos, Camboja, Vietnã e Myanmar. Lutaram ao lado dos americanos na guerra do Vietnã e consequentemente foram expulsos de suas terras após o controle do Vietnã pelos comunistas. Muitos deles vivem nos EUA.



O Gran Torino foi um modelo produzido pela Ford em Detroit entre os anos de 1972 e 1976 e que representou o principal modelo da empresa americana no segmento de carros esportivos. Com motores 4.1 a 7.0, isso mesmo 7.0, fazendo de 0-100km/h em pouco mais de 6 segundos, o Gran Torino foi o carro mais vendido nos EUA nos anos 72-74.

É um grande filme com uma mensagem muito interessante.




3 comentários:

Stella disse...

Amei esse filme! E fiquei arrepiada no final. Ainda bem que o Clint pretende dirigir outros filmes. Se for igual ao Manoel de Oliveira, que já passou dos 100 anos e continua em ação, estamos bem. :-)

Liana Clara disse...

Stella o pessoal aqui também gostou muito do filme.
Concordo com você, o Clint é muito bom.

Joao Marcelo disse...

O Clint estará como concorrente ao oscar do ano que vem com o filme que sai semana que vem sobre a vida do Nelson Mandela

Postar um comentário