logo

sábado, 3 de outubro de 2009

Brincadeira para tardes Chuvosas

Com a entrada da primavera o tempo anda nos surpreendendo a cada dia. Às vezes programamos um passeio com as crianças e lá vem a chuva e acaba com nossos planos. Para estas ocasiões precisamos ter muitas alternativas na “manga do colete” que sirvam como substitutas do passeio.

Uma brincadeira legal é o TEATRO DE SOMBRAS – para esta brincadeira vamos precisar de velas ou uma boa lanterna ou um abajur; um lençol grande branco, e um bom lugar para amarrar este lençol. O restante será a criatividade que vai contar. Esta é uma brincadeira que pode durar um bom tempo sem cansar ou dispersar a garotada.


Outra brincadeira também divertida e dinâmica é a de INVENTAR HISTÓRIAS – mas não é contar uma história simplesmente – é o seguinte: Faz-se um círculo e cada um vai contando um pedaço da uma história inventada e o que organiza diz: Pára , agora o próximo - assim vai passando por cada criança até darem um final a história. Com isso vamos fazendo surgir muitas idéias nas cabecinhas das crianças. Esta brincadeira pode ter uma variante que é usar a palavra TROCA, assim se a criança diz por exemplo Maria foi com o João pra floresta – e a organizadora disser TROCA – a criança devera achar um substituto para a última palavra que disse, assim fica bem engraçado e precisam prestar mais atenção para lembrar do que disseram.

Mais uma brincadeira seria a de encenar tipos de mães ou de pais, esta brincadeira é engraçada, pois as crianças tendem a imitar muito do que suas próprias mães e pais fazem. É bom que se tenha em casa amiguinhos dos nossos filhos, assim fica mais variada a encenação. Criar uma cena onde a criança é a mãe de outras e as “filhas” pedem para sair, pra ir a uma festa ou para comprar algo para elas. Ou recebem visitas e como agem com as visitas. O que servem, como tratam, aproveita-se para aplicar normas de etiqueta com as crianças.

E para complementar as brincadeiras preparar um lanche bem gostoso para fechar com chave de ouro o tempo de recreação. Podemos fazer um lanche que conte com a ajuda das crianças, pães e recheios diferentes colocados diante da garotada para que um faça o sanduíche do outro! Assim aprendem a cortesia, a paciência e a pensar nos outros : “ Se fosse ele o que colocaria no pão?”. È bem divertido e é mais uma brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário