logo

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 16) Dra Mannoun Chimelli

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.
Estudar ou Trabalhar
1 - D.A. diz: O que fazer para levar meu filho a querer lutar por uma profissão digna do esforço que fizemos até hoje para educá-lo? Esta com 18 anos e não leva os estudos a sério.Até hoje não sabe o que vai querer fazer de faculdade e vive mentindo para nós sobre a escola. Esta no 2º ano do ensino médio.

RESP: Sra D.A, Penso que seu filho necessita uma ajuda psicológica, pelo fato de mentir sobre a Escola. Será que se envergonha por estar com 18 anos e ainda no 2o.ano do EM e por esa razão mente ? Não saber ainda o que decidir, não acontece só com ele. Alguns jovens estão desmotivados com a Escola que não lhes está oferecendo muitos atrativos...Ele tem amigos? Pratica esportes? Ajuda em casa ?
Converse com ele , tranqüilamente, sem pressioná-lo e sem estar brava- pergunte se deseja uma ajuda, se quer e prefere trabalhar até definir o que pretende para sua vida. Mesmo que os pais se empenhem em relação aos estudos, há jovens que preferem trabalhar. Caso faça esta escolha, não serão vocês, os pais a procurar trabalho para ele, mas ele mesmo deve se empenhar naquilo que escolheu. Converse primeiro com o pai e apresente esta sugestão. O que decidirem, então apresente ao filho,ao mesmo tempo em que marquem um prazo determinado para pensar e decidir a ajuda psicológica, os estudos, o trabalho.
Caso não tenha respondido como desejava, pode voltar a falar comigo. Um abraço, Mannoun

Remédios para emagrecer

2 – S. D. C. diz: Dra minha filha tem 14 anos e esta gordinha, a médica receitou sibutramina pra ela tomar. A Senhora acha que deve tomar nesta idade remédio para tirar a fome? Isso cria dependencia? Ela tem 1,60m e 70 kg. Isso já é obesidade morbida? Ela come compulsivamente.

RESP: Sra S.D.C. Com 14 anos, se sua filha come compulsivamente como diz, não seria mais prudente levá-la a um tratamento psicológico antes de uasr medicação ?Parece-me que ele não gosta muito de si mesma...
Seu peso e altura não estão mórbidos como a senhora pergunta, mas há de fato, um sobrepeso. Ela pratica esportes ? Tem amigas ? Como está na Escola ?É única filha ?
Desculpe tantas perguntas, mas fica difícil responder SIM e NÃO sem maiores informes.
Há varios caminhos antes de começar com medicamentos. Se não fui bastante clara, pode retornar, ok ? Um abraço, Mannoun

6 comentários:

Claudia disse...

Estes dias descobri que meu filho de 13 anos esta fumando escondido. Aqui em casa ninguém fuma, acho que ele esta influenciado pelos amigos da escola. O que faço para que ele páre de fumar? Existe alguma coisa que eu ponha escondido na comida dele para tomar nojo do fumo?

Marli Schmidt disse...

Tenho dois filhos, um de dez e outro de nove, eles brigam muito. Isto é normal? Devo bater neles quando eles brigam?

Obrigada

Helen Lima disse...

Tenho um filho de 16 anos, ansioso,com fobia social e sedentário.Esta em tratamento médico, mas o médico disse para relaxar no primeiro mês e manda-lo fazer uma academia, para fortalecer o corpo, e depois voltar lá pra ver o que será feito.
Alem de tudo isso ele também sofre de problemas emocionais,que causam incontinência urinária. O que a senhora me sugere pra ele fazer de atividades que se aproximam do que ele realmente necessite.Obrigado desde já.

Celso Paiva disse...

Minha sobrinha esta no 2º ano do fundamental e foi diagnosticado que ela tem dislexia. O que se pode fazer para ajudá-la e isso tem cura? Ela esta com 9 anos e estou preocupado de como será quando chegar a adolescencia, se ela ficará mais difícil de se tratar?

Elizabeth Sampaio disse...

Tenho um filho que apesar de já estar formado continua morando conosco (meu marido e eu),algumas vezes chega em cas calado e aparentando péssimo humor, fecha-se em seu quarto e não quer conversar.Se perguntamos se tem problemas no trabalho, fica ainda mais zangado e torna o clima em casa muito pesado. Outro dia disse-me que a desvantagem de morar com ospais depois de formado é ter que dar explicações e eu para não brigar lhe disse que concordava, mas que ter:casa, comida, rroupa, luz, agua etc,pagos e arrumados era uma grande lista de vantagens.Não tive resposta.Conversei com algumas amigas com filhos em situação semelhante e elas também não sabem como agir.
E eu que pensava que facilitar a estada dos filhos em casa melhorava a união familiar ando bem desconsertada.agradeço muito se puder sugerir alguma ação positiva.
Elizabeth Sampaio

Liana Clara disse...

Elizabeth, sua resposta deverá estar na segunda, dia 26/10 - na parte 18 de perguntas e respostas da Dra Mannoun.

As respostas da Dra Mannoun sempre são colocadas nas SEGUNDAS FEIRAS.

Basta clicar no início da página na Palavra BLOG e depois procurar o texto da segunda mais próxima.

Postar um comentário