logo

sábado, 10 de outubro de 2009

Moda jovem Primavera Verão - dicas para a família

Texto de Maria Teresa Serman
"Vem, estão chegando às flores!" Elas chegaram junto com sua estação por excelência. Embora o sol esteja tímido, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, já sentimos o frescor da nova estação, que nos tem brindado com céus deliciosamente azuis e flores surpreendendo aqui e ali.

Os tecidos imitam as cores da primavera, que certamente se intensificarão com o verão. As padronagens são vívidas, despertam alegria, energia e vontade de experimentá-las. Os vestidos (viva eles, não há nada melhor que afirmar a feminilidade e agradar ao "eleitorado") são fluidos e agradáveis, perfeitos para a nossa temperatura sempre em alta.

A moda brasileira já ganhou identidade própria. Nossos estilistas vão buscar lá fora as tendências e fazem adequadas adaptações ao estilo nacional de ser, embora freqüentemente pequem por exagero na, digamos, escassez de tecido nas saias e nos decotes, descambando para o vulgar e inviabilizando o uso prático de uma roupa que tinha tudo para ser ótima. Enfeiam o que já beirava a perfeição, é uma pena verificar isso nos desfiles das semanas de moda.

De que tribo você é, pergunta a tendência étnica que invadiu a temporada. Às infalíveis e eternas estampas de animais se associaram os padrões africanos e marroquinos.

Atenção, não vá juntar várias modalidades no mesmo conjunto, sob pena de parecer uma tigresa foragida da África ou uma dançarina de Marrakesh. E é sempre bom ter em mente duas verdades fundamentais em estética: "o menos é mais" (a harmonia vem do equilíbrio, o exagero é fatal); há limites impostos pela forma ou tipo. Esclarecendo melhor a última máxima, deve-se ter uma visão crítica, real, de si mesma, levando em consideração idade, tipo físico (altura, tom de pele, exuberância de formas, etc.) e preferências pessoais, é claro

Maquiagem - variedade inesgotável - do "nude”, aquela cor dita básica do batom cor de boca, da sombra bege, embora possa ser luminosa para a noite, até o rosa mais forte, com passagens pelo laranja ou coral, que dão cor e vivacidade.

É preciso lembrar sempre que tons mais fortes nos lábios ou no blush pedem carga mais suave nos olhos, e vice-versa. Uma boca mais apagada precisa vir com uma pele mais colorida e cílios bem marcados por um bom rímel.

Por hoje é só. Experimentem com bom senso e alegria. Boas compras!

3 comentários:

Paula Serman disse...

Ficou muito claro que elegância e bom gosto vêm de casa! Rs... Parabéns, mãe! Você é muito fashion!!!

Claudia Costa disse...

Com certeza ficou claro que moda boa é aquela que se adapta bem ao tipo físico de cada um, com o uso do bom censo, precisando sempre estar atentos para não cair na tentação dos exageros que muitas vezes a moda impõe.

Anônimo disse...

É verdade, no que toca a cores e brilhos cabe ser muito cuidadosa,já no quesito decotes e comprimento eu diria que menos(tecido) pode cair no ridículo de ser:mais gordurinha aparecendo, mais celulite à vista e menos pudor de se mostrar pro mundo todo.

Postar um comentário