logo

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Em que idade devemos começar a educar os filhos nos dias de hoje

Encontrei esta busca, feita por alguém que caiu em nosso BLOG.

Lembrei-me então de Napoleão Bonaparte, ele se tornou uma figura importante no cenário político mundial da época, e esteve no poder da França durante 16 anos e nesse tempo conquistou grandes partes do continente europeu. Os biógrafos afirmam que seu sucesso deu-se devido ao seu talento como estrategista, além do seu espírito de liderança. E são muitas as histórias que contam a seu respeito.

Contam de uma grávida que perguntou a Napoleão quando deveria começar a educar o filho que estava esperando. Napoleão respondeu: - "A senhora já esta atrasada!" No conceito dele, ela já deveria estar educando desde o ínício da gestação.

Bem, eu nunca consegui esta proeza, de educar as crianças ainda na barriga, Napoleão que me desculpe, mas com certeza após o nascimento eu logo me pus neste empenho. Educar para a vida e educar para o mundo. Uma tarefa que com certeza não termina nunca, pois o ser humano esta sempre sofrendo mudanças e corrigindo sua rota no quesito educação.

A educação dos filhos hoje, em muitos casos, esta sendo delegada as creches, babás, avós e avôs, assim sendo as crianças andam sofrendo da síndrome do coitadinho. Vovôs e vovós sentem pena do netinho, pois muito cedo já se priva da companhia dos pais, e com isso os cobrem de mimos e “vista grossa” a tudo que fazem, para compensar. As babás por sua vez, não pertencem à família, juntamente com as pessoas que cuidam das crianças nas creches, e atuam com elas de forma impessoal tratando de cumprir bem e a tempo suas tarefas sem comprometimento emocional. Salvo raríssimas exceções.

Diante deste quadro, a educação hoje sofre as conseqüências desta atuação “corrida” dos pais que precisam se dedicar a outras tarefas de importância vital a suas aspirações, as suas realizações pessoais.

Vamos pensar que os filhos chegam a nós indefesos, dependentes e completamente moldáveis. É o único ser animal que depende dos pais para sobreviver, não sabe se alimentar sozinho, e nem consegue andar antes dos 8 a 10 meses de vida e esta sujeito a tudo se não for defendido por seus pais. E se estes pais que deveriam ser as pessoas que mais o amariam neste mundo, os deixam para cuidar de outros interesses neste momento de extrema fragilidade, como a criança poderá se formar sem mágoas e sem uma falha na sua educação?

A criança desde bem pequena capta através de sensações quando seus pais não podem estar com elas porque tem realmente necessidade, e quando apenas delegam pra poderem seguir seus caminhos apesar delas. Criança precisa de qualidade e também de tempo.A conversa de que basta qualidade é pra boi dormir.

Nossos filhos precisam ser educados com a autoridade dos pais. Hoje, mais do que nunca, existe uma urgência enorme de se voltar à atenção quanto mais cedo, para nossas crianças. Olhar para elas com olhos de amor, no sentido exato desta palavra, que a muito perdeu seu valor real.

Temos um amor enorme pelo nosso carro, nosso cargo no trabalho, nossas roupas,nossas coisas. Amamos coisas. Por favor! Vamos amar as pessoas, sabendo que há um amanhã para eles viverem e que dependem de nós, em grande parte, para serem felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário