logo

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia dos Mestres - ainda vale a pena ser professor.

Texto de Maria Teresa Serman
Reparem o tom otimista que imprimi ao título: não deixei dúvida, pois não foi uma indagação; portanto está implícito que sempre valeu à pena.

Mestre é uma palavra de significado e importância tais que já foi dito por Quem sabia de todas as coisas que "Mestre só há um". Contudo, a primeira acepção (significado, não complica, professora!) é docente, professor. E isso remete indiscutivelmente à família, aos pais, em primeiro, segundo e demais lugares.

Daí batemos na mesma tecla, a básica - as dificuldades atuais, que são imensas e preocupantes, para o educador profissional, originam-se na lacuna que a falta de orientação familiar vem deixando. os pais se omitem por medo, culpa( talvez pela falta de tempo que vêm dedicando aos filhos ) ou fraqueza nos princípios que devem guiar sua vida. Tal deficiência pesa ao professor como ônus que não lhe é devido e responsabilidade da qual não pode dar conta.

Por isso, a melhor maneira de homenagear os docentes é devolver a quem de direito o dever da formação fundamental do indivíduo. Não sobrecarreguem o professor com encargos extras, embora ele seja, por definição, um educador, não apenas transmissor de conhecimento técnico. Não lhe cabe ensinar a cumprimentar, agradecer, se desculpar, falar com respeito, ter postura adequada ao ambiente em que está - só na pré-escola, e também com a corroboração dos pais. Tentar remoldar um mármore mal esculpido é um trabalho insano, não há artista que consiga.

Acima de tudo, desejamos que os professores sejam respeitados, bem remunerados, tratados com o carinho que todo profissional deve merecer. Pela parte que nos cabe, que nos ponhamos à altura da missão que nossa vocação nos confiou. Que eduquemos mais pelo exemplo do que pela teoria transmitida; mais pelas atitudes que pelas palavras, por mais eruditas que estas sejam. Vivam os verdadeiros professores! E que não apenas sobrevivam.

2 comentários:

Paula Serman disse...

Venho parabenizar publicamente a autora do texto, minha mãe e primeira professora! Obrigada pela dedicação incansável, carinho e castigos, paciência e firmeza com que nos ensinou os verdadeiros valores. Parabéns a todos os professores! Não desistam de seus alunos e do seu ideal!

Ana Paula disse...

Também quero parabenizar a minha professoara deste ano, Selma, pela paciência e boa vontade com que trata todos os seus alunos.

Postar um comentário