logo

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dicas para levarmos as crianças com mais paciência

Vamos ver o que as mães, de um modo geral, sugerem para termos mais paciência e carinho com nossos filhos, quando estão muito agitados:

1 - Tomar um chá bem docinho para aliviar a TPM

2 - Procurar sempre conversar. Explicar que está nervosa e precisa da ajuda da criança, fazer combinados e acordos... geralmente dá certo!

3 – Proporcionar as crianças com excesso de energia estar constantemente ocupadas -  Judô , ginástica artística, além da boa e velha natação!

4 - Os filhos, todos, gostam de testar a nossa paciência para ver nosso limite. Seria ideal ficar de fora, isto é, tentar abstrair-se um pouco, na hora da confusão, e fazer de conta que é uma vizinha olhando a cena. Para tomar uma atitude com mais calma e clareza. De fora.

5 - Ver a hora de agir e a hora de rezar - ou também a hora de agir rezando.

6 – Tentar não gritar com os filhos, que eles são espelhos nossos.

7 - Fora de casa podemos usar o seguinte combinado: gritou, desobedeceu, terá um castigo proporcional, ao chegar em casa. Ou se estiver passeando ameaça ir embora, e se ele continuar voltar  mesmo.

8 - Precisamos ser firmes e ao mesmo tempo mansas. É importante não se desesperar, ser firme e cumprir com o que promete.

9 – Quando falarmos  que vamos tirar tal coisa tiremos mesmo, porque  eles percebem tudo e aí sim, abusam da gente se não somos seguras no que dizemos.

10 – Aproveitar as histórias que contamos, para mostrar o fundo moral bom delas, com crianças boazinhas, bem educadas, e o que acontece com as crianças más.

11 - tirar os privilégios –largou suas coisas jogas pela casa, não terão acesso a TV, microcomputador ou jogos, até que façam suas obrigações.

12 -  Elogiar sempre que consegue fazer algo bom, ajuda muito na melhora da criança.

13 - Para melhorar o respeito entre irmãos, é depois da briga, além de pedir desculpas, dizer um elogio pro o outro com quem brigou ou implicou.

14 – E pra completar uma dica da minha avó, com sua sabedoria das antigas: Encha a boca de água, no momento da confusão, e vá contando até dez antes de engolir. Assim se ganha tempo e calma, para pensar na atitude a tomar, diante do conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário