logo

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Me engana que eu gosto!

Por Maria Teresa Serman


O mundo vive em dieta, por razões de peso ou de boa saúde. Vamos falar a verdade, é dose! E o pior é que muita gente se enche de alguns proclamados alimentos pseudo- diet ou light, que são "engordiets" na verdade. Acredite, se puder, que barrinhas de cereal são o novo vilão na perda de peso, assim como o "queijo branco", o nosso minas de cada café da manhã. Vamos listar os principais inimigos dos regimes.
1) Refrigerantes zero - bom, neste caso só acreditou quem queria, pois eles têm muito sódio, que ajuda na retenção de líquidos e no aumento da pressão sanguínea. A cafeína excessiva que contêm inibe a absorção de cálcio e ferro, e os gases incham. Prefira sucos naturais - em caixa, não - e mate feito em casa com adoçante, mas este último também tem muita cafeína, então, moderação.
2) Queijo branco - sódio e gorduras saturadas são ingredientes do nosso ex-amigo, que ainda esconde bastantes calorias - cada fatia tem 66. Troque pelo cottage ou ricota, com mais cálcio ainda por cima. Podem ser temperados com alho, orégano, ervas, e virar o atrativo da mesa, ou de ingredientes valiosos de pratos preparados.
3) Sopas de pacote - fala sério, todo mundo já sabia que são paupérrimas em nutrientes, só servem para economizar trabalho e tempo. Com alto teor do arqui-inimigo, o sódio, incham também. Tá a fim de inflar, ou prefere espantar a preguiça e preparar uma saudável e saborosa sopa de legumes frescos?
4) Granola - já foi, é calórica, e frequentemente adicionam melaço de açúcar mascavo. O melhor é uma mistura de aveia - ótima para baixar o colesterol -, linhaça - idem-, e quinoa, sem adição de açúcar, no café ou no lanche, acompanhando iogurte (desnatado, claro) e frutas.
5) Frutas secas e grãos - não são inimigos, pelo contrário, dependendo da quantidade ingerida. Contudo, a concentração de açúcar aumenta no processo de secagem, pois perdem água. O melhor é o damasco, rico em fibras e ferro, sem gordura. A ameixa vale para quem tem intestino preguiçoso, mas economizem. Soja crocante entra na mesma categoria de atenção à quantidade que a castanha-do- Brasil - contém selênio, fundamental para a visão - , a de cajú, as nozes, etc. O pouco é vital, o exagero, fatal.
6) Molhos de salada - como no caso das sopas, a opção mais saudável e menos calórica é o natural, com limão, pouco azeite, alho ou cebola, ervas, e maionese light em pequena quantidade, assim como a mostarda, uma pitada somente.
7) Bolachas light - são um tapa na dieta, é melhor comer pão integral com grãos - pouco, de novo o lembrete, que sacia mais e oferece nutrientes. As bolachas contêm muita gordura.
8) Doces dietéticos - foram produzidos para diabéticos, porque não levam açúcar, mas muita caloria, pra contrabalançar. Há outras opções melhores, como chocolate amargo - dois quadradinhos no máximo - e picolés de frutas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário