logo

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fazendo o dever de casa com os filhos



É muito importante acompanharmos as tarefas escolares de nossos filhos e dar apoio sempre que for necessário, mas também é muito importante que eles aprendam, desde pequenos, que os deveres são seus, para o seu próprio crescimento. Sendo assim, precisam colocar seu esforço pessoal para executá-los. Os pais devem estar atentos, saber qual matéria foi dada, saber se fizeram as lições, determinar um tempo para isso, após a volta do colégio, mas tentar não fazer com eles e nem tampouco por eles. 

Fazendo desse modo, os filhos aprenderão a ter responsabilidade e também serão mais determinados, tornando-se independentes e saberão lidar melhor com o tempo e a liberdade. Várias virtudes poderão advir desta pequena atitude dos pais.

O filho precisa entender que o dever de casa ajuda a fixar o aprendizado que ele teve em sala de aula. Através dessas tarefas, tanto os professores como os pais vão poder avaliar o aprendizado da criança e acompanhar o desenvolvimento dos filhos na escola.

Então vamos aprender a educar nossos filhos, deixando-os fazer suas tarefas, sem sentar ao lado e ficar ensinando de novo o que deveriam ter aprendido em sala de aula. Dar um apoio, uma vez ou outra, é importante, mas nunca ser uma bengala para os filhos usarem a todo o momento que acham que precisam.

Vamos orientar; participar de tudo que acontece na escola dos filhos, vamos também elogiar seus êxitos e dar ânimo na hora das pequenas quedas. Porém, deixemos que se esforcem para resolverem seus problemas diários. Isso tudo será um grande aprendizado para a vida futura de adultos em seus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário