logo

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dicas úteis para os pais

Por Maria Teresa Serman

Nós, pais, principalmente os com filhos pequenos, estamos sempre atentos para prevenir perigos domésticos e exposições nocivas, ao corpo ( e também à mente e ao espírito ) dos nossos pimpolhos. É um tal de instalar protetores de tomadas, grades, antiderrapantes, sei lá mais o quê. A lista é interminável e atualiza-se a cada novidade e alerta. Mas, além desses cuidados, especialistas advertem sobre a necessidade de protegê-los também dos inimigos tóxicos comuns presentes no meio ambiente, mostra reportagem publicada no site do jornal "El Mundo".

A Associação Canadense para a Saúde da Infância e o Meio Ambiente (CPCHE, na sigla em inglês) é uma instituição formada em 2001 por 11 organizações, e constantemente publica suas novas recomendações na revista "Today's Parent" . "Se os pais adotarem ações simples em áreas específicas podem reduzir de forma significativa a exposição de seus filhos a coisas tóxicas", escreve a organização.Aí vão alguns itens em destaque:

- Longe da poeira: A poeira expõe o cérebro em desenvolvimento dos pequenos ao chumbo, extremamente nocivo, mesmo em níveis baixos. Além de manter a casa limpa, as crianças devem estar fora na hora da limpeza. Ordem e poucos brinquedos ajudam a prevenir essa inimiga.

- Produtos ecológicos: Deve-se usar produtos de limpeza menos tóxicos, sem perfume. Os especialistas recomendam produtos naturais como "o bicarbonato de sódio, que é de grande utilidade para a limpeza de utensílio ou banheiros, entre outros. Água com vinagre é útil para chão e janelas", dizem os especialistas canadenses.
Eles também aconselham a "lavar as mãos regularmente com sabão e água quente, mas não usar sabão anti bactericida e logicamente manter os detergentes, assim como outros produtos tóxicos, fora do alcance de crianças".


- Obras em casa: Quando reformar a casa, providencie que as mulheres grávidas e crianças fiquem longe, para evitar exposição a substâncias tóxicas - tintas, vernizes e colas.É preciso ter muito cuidado e, além disso, forrar a área com plástico e limpar cuidadosamente a poeira durante e depois de qualquer intervenção, com panos úmidos, sem varrer, o que espalha o pó.
Procure escolher as tintas e colas menos tóxicas. Deve-se abrir as janelas após o uso desses produtos, para ventilar completamente o ambiente.

- Plásticos: As vasilhas plásticas podem liberar substâncias químicas em pequenas doses que são prejudiciais para a saúde. Entre elas, estão o Bisfenol A, presente em garrafas de água, mamadeiras e potes para guardar alimentos. Além disso, o documento alerta os pais para "não utilizarem recipientes de plástico no microondas, mesmo que a etiqueta diga 'seguro para uso em microondas'", pois seus ingredientes químicos podem passar para os alimentos ou bebidas. Evite também os brinquedos de dentição, babadores, brinquedos de banho, cortinas de chuveiro e outros itens que contenham cloreto de polivinila (PVC).

- Peixe: Para reduzir a exposição infantil ao mercúrio, um metal tóxico para o cérebro, os especialistas aconselham a escolha de variedades de peixes com baixo teor deste mineral, como cavala, truta e salmão. E é bom lembrar que os peixes, crustáceos e mexilhões pescados na baía da Guanabara estão carregados de este e outros metais pesados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário