logo

domingo, 2 de outubro de 2011

Céu de outubro

Um ótimo filme para debater com os alunos de ensino médio, em sala de aula. E discutir assuntos como: obstinação, vontade, desafio, metas, planejamento, encaminhando para a vida de cada um e suas metas.Os educadores que olharem para esse filme sem nenhuma prevenção, poderão perceber que há muitas formas de educar e de aprender.

O título original é (October Sky) - foi lançado em 1999 (EUA) Tem como atores principais: Jake Gyllenhaal, Chris Cooper, Laura Dern, Chris Owen.

Baseado em história real o filme mostra no final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) que vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local e ao mesmo tempo tem um sonho ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita. Seu sonho é também colocar um foguete seu em órbita.

Logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre.

"October Sky" é maravilhoso. O que seria da vida se não tivéssemos sonhos e motivações como o jovem Hickam? Todas as realizações dos seres humanos foram projetos um dia.
Abrange uma faixa etária desde as crianças até idosos, embora tenha partes em que a complexidade é razoavelmente alta, ele acaba nos trazendo uma mensagem muito mais importante do que simplesmente uma imagem.

É um filme clássico que pode ser visto e revisto sem perder a novidade, sempre tirando um angulo novo da história emocionante, como as lutas e as dificuldades que os tornam mais fortes e com mais vontade de concretizar o sonho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo. É o que falta aos adolescentes de hoje, sonhar e buscar a concretização deste sonho.

Postar um comentário