logo

sábado, 6 de junho de 2015

Festas juninas – vamos brincar com as crianças.

Quem não adora este mês de junho? Repleto de festas, bem divertidas e com comidas de dar água na boca? Mas, o que a garotada mais gosta são as brincadeiras feitas neste período do ano.  Vamos resgatá-las improvisando em nossas casas, ou com alguns amigos, uma festa junina para que as nossas crianças tenham a oportunidade de se divertir, e entrar no clima alegre desta época, e nós adultos também podermos participar de tudo.

Brincadeiras que não podem faltar:

1 - DANÇA DA LARANJA - Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia. É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.

2 – MAÇÃ NA BACIA DE ÁGUA - Pega-se uma bacia de boca larga, coloca-se sobre uma superfície à altura da cintura, e enche-se de água. Colocam-se dentro algumas maçãs, para que fiquem boiando. Os jogadores precisam então, morder uma das maçãs sem a ajuda das mãos, que devem ser mantidas às costas. Quem conseguir morder a maçã ganha uma prenda.

3 - CORRIDA DE SAPATOS - Formam-se duas equipes, que são dispostas em fileira. Uma cadeira ou bandeirinha separa um time do outro. Os jogadores tiram os sapatos, que são recolhidos, embaralhados e enfileirados a uma distância de uns dez metros. Dá-se o sinal de início, e os jogadores devem sair pulando com o pé esquerdo, até encontrarem seus dois pés de sapato, calçando-os seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida, pulando com o pé direito. Os jogadores que calçarem sapatos trocados, ou não o calçarem direito, serão desclassificados. Cada jogador que retornar à linha de partida, e não for desclassificado, marcará um ponto para a equipe. Ganhará a equipe que marcar o maior número de pontos.

4 - CARRINHO DE MÃO - Traçam-se duas linhas paralelas a uma distância de cinco metros uma da outra: a linha de partida e a linha de chegada. Os jogadores formam duas fileiras, uma atrás da outra. A um primeiro sinal, os jogadores que estiverem na fileira da frente apoiam as mãos no solo, estendendo ao mesmo tempo as pernas para trás. Os jogadores da retaguarda elevam as pernas dos companheiros, ficando entre elas e segurando-as à altura do joelho. A um segundo sinal, os jogadores correm em direção à linha de chegada. Os jogadores que caírem durante a corrida serão desclassificados. Ganhará a dupla que alcançar primeiro a linha de chegada.

5 -  PESCARIA - necessita de prendas para dar ao vencedor. A pescaria pode ser feita com um caixote cheio de areia e uns peixes de papelão com uma alça na boca, e algumas varas de pescar feitas de bambu fino e arame, como um anzol. Cada peixe deverá ter um número que ao ser pescado definirá a prenda do vencedor. A brincadeira termina quando as prendas terminarem.

6 - BOCA DO PALHAÇO – muito fácil de construir, um palhaço de papelão com uma boca bem grande aberta, para que as crianças acertem dentro da boca do palhaço. Também necessita de prendas, e de três bolas menores que a boca. Podem ser feitas com jornal e meias velhas.


Estas são algumas das brincadeiras que podem ser feitas, além do Jogo das Latas, da Dança da Cadeira, corrida dos sacos, entre outras.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Todo ano eu costumo fazer lá em casa! Amo festas juninas ou julinas! Esse ano não sei se conseguirei, pq o Leco não está aqui para me ajudar, mas seria uma alegria poder brincar com essas sugestões maravilhosas! Eu havia me esquecido da brincadeira da maçã! As outras todas fazemos todos os anos e é uma festa!

Postar um comentário