logo

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Grandes exemplos - São Luiz Gonzaga

Este foi um grande homem, sua história serve para contarmos às nossas crianças; é  um ótimo exemplo de vida . Ele nasceu na Itália em 9/3/1568  e morreu em 20/6/1591, logo comemoramos ainda este mês a vida deste grande homem;  e foi canonizado em 1726,  e é  padroeiro dos estudantes jovens,  padroeiro da juventude cristã.

Luiz era o mais velho dos filhos do Marques de Ferrante  que serviu ao rei Filipe II da Espanha. Ele queria que o filho fosse um grande militar. Aos 4 anos  foi enviado para um campo militar e andava vestido com uma miniatura de armadura e uma espada, sem querer  ele disparou um canhão e foi devolvido para casa. Aos 7 anos teve uma visão espiritual e decidiu seguir a vida religiosa.

Aos nove anos seu pai o colocou aos cuidados de um tutor  para aprender o Latim e o italiano puro, mas gostava mesmo era dos estudos dos santos. No mesmo ano fez seus votos de castidade. Já com 11anos Luiz decidiu renunciar aos títulos e propriedades que tinha herdado. Logo depois ele contraiu um dolorosa doença renal que o atormentou pelo resto de sua vida, o que deu a ele uma desculpa para gastar mais tempo em orações e ler a vida dos santos. Praticava então severos e austeros jejuns com pão e água e não acendia fogo para rezar no inverno. ele Começou a se preparar com a idade de 12 anos para ser um missionário jesuíta, reuniu um grupo de jovens pobres e começou a ensiná-los o catecismo durante os feriados de verão.

Em 1581 Don Ferrante foi chamado a servir a Imperatriz Maria da Áustria na sua viagem da Bohemia a Espanha. Sua família o acompanhou e ao chegarem na Espanha, Luiz foi colocados ao serviço de Don Diego, príncipe das Austurias como pagem. Ele teve então que cuidar do príncipe e estudar com ele, mas não se distraia da suas devoções.Durante o tempo na corte do Dom Diego, Luiz resolveu entrar na Companhia de Jesus . Obteve primeiro a provação de sua mãe e em seguida disse ao seu pai que queria entrar para a Ordem dos Jesuítas e este furioso não deu a sua permissão, até que amigos intermediaram a questão e finalmente deu sua consentimento provisório.

 Após a morte do príncipe foi dispensado dos seus deveres na corte, mas o pai tentou distrai-lo enviando a visitar cortes no norte da Itália em 1584. Ele esperava que o rapaz sucumbisse a vida fácil e farta na corte italiana. Ele foi tentando de tudo para demovê-lo da ideia de ser um jesuíta. Quando isto não funcionou, Dom Ferrante usou como seu ultimo esforço os dignitários da Igreja para falar com o seu filho a respeito. Finalmente persuadido a aceitar a vocação de seu filho. Em 1585 permitiu que a Luiz entrasse para a Ordem dos Jesuítas em Roma.

Em 25 de novembro de 1585 ele recebeu o noviciado jesuíta na Casa de Santo André. Como tinha sua saúde abalada os jesuítas ordenaram que moderasse a sua austeridade. Era obrigado a descansar, comer mais e era proibido de rezar fora dos horários. Foi enviado a Milão para mais estudos e teve uma visão numa oração matinal que não viveria muito mais. Isto encheu seu coração de gloria e alegria.

 Sua saúde debilitada forçou o seu retorno a Roma. No ano seguinte a praga tomou conta de Roma. Os jesuítas abriram um hospital e Luiz foi permitido ajudar os pacientes, banhá-los e cuidar deles. Acabou contraindo a praga e sobrevivendo após receber os últimos sacramentos.

Uma noite Luiz caiu em êxtase e passou toda a noite neste estado e disse ao seu confesso que iria morrer na oitava de Corpus Christi. Naquele dia ele estava muito melhor e o Reitor falou até em enviá-lo a Frascati. Mas Luiz manteve a sua crença que iria morre naquele dia e pediu a extrema unção do Padre Bellarmino. Logo depois Luiz ficou imóvel as vezes murmurando "em suas mãos Oh Senhor" e com olhos fixos no crucifixo ele faleceu com idade de 23 anos. Sua festa é celebrada no dia no dia 21 de junho.

Um comentário:

Patricia disse...

Que privilégio ter um filho assim, tão querido de Deus, chamado a "voltar para casa" pela sua perfeição de vida terrena! No momento, festejamos o mesmo caminho de outro jovem da nossa PARÓQUIA, Na. Sra. da Paz de Ipanema. Ele já é Servo de Deus, agora que foi aprovada sua Beatificação pelo Papa. Os milagres que tem feito, com certeza não demorarão a declará-lo SÃO GUIDO! Ele morreu aos 34 anos, faz 6 anos já, surfando na Barra da Tijuca, RJ, já formado e trabalhando como médico, fazendo OBRAS DE CARIDADE num movimento que iniciou na STA. CASA, e continuava estudando no SEMINÁRIO para tornar-se Sacerdote. Assim nossos jovens podem ver como surfando, estudando, preparando-se para ser Padre não deixou de SER COMO OUTROS JOVENS da mesma idade, mas com esse profundo chamado que respondeu positivamente a Deus! Seus restos mortais estão num Relicário na Igreja da Paróquia N.S. Paz em Ipanema. Já se encontram inúmeros agradecimentos na bela urna de mármore branco, ao lado do caderno onde se escrevem os pedidos de intercessão dele.

Esperamos que em breve chegue o Decreto de sua CANONIZAÇÃO! Olhando para sua foto ao lado do relicário, a gente vê o OLHAR DE DEUS CHAMANDO através do Guido Schäffer. Seu SORRISO é ENCANTADOR!!!

Postar um comentário