logo

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Festas de São Pedro e São Paulo

Hoje comemoramos dois santos muito importantes que foram os pilares da Igreja católica: São Pedro e São Paulo. Eles são sempre lembrados nas festas juninas, e mais uma razão para os festejos com fogueiras, quentão, milho verde e cocadas. Mas a lembrança deles vão muito além dessas comilanças.

No dia desses apóstolos, a igreja comemora o dia do Papa, visto que São Pedro foi o primeiro Papa. São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro papa da Igreja. A ele Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja". São Paulo foi arrebatado para o grupo dos apóstolos de Jesus Cristo na estrada de Damasco, como o instrumento eleito para levar o Seu nome diante dos povos, é o maior missionário de todos os tempos, é o "Apóstolo dos Gentios".

São Pedro e são Paulo, juntos, levaram a mensagem do Evangelho ao mundo inteiro.

 Aqui em casa temos dois “Pedro Paulo” – pai e filho, e por essa razão sempre gostamos de comemorar neste dia o onomástico deles – isto é: o dia do santo de seus nomes de batismo. Fazemos ao menos um jantar mais caprichado, ou quitutes típicos deste mês. Mais uma forma de nos lembrarmos dos santos que deram origem a seus nomes.

Essa é  uma das festas mais comemoradas entre as festas Juninas com muitos arraias, quermesses e fogueiras, pelo Brasil a fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário