logo

quinta-feira, 10 de abril de 2014

O bom trato com o cônjuge

Nos meus quarenta anos de casada já convivi com muitos outros casais, e já presenciei muitas situações onde o casal punha em público seus maus tratos um com o outro.

Primeiramente é lamentável esse “lavar roupa suja” em público, se existe pontos divergentes, que conversem entre si e acertem um meio termo.

Entre um casal é preciso haver sempre o bom trato, não é pelo fato de se ter muita intimidade que podemos dizer qualquer tipo de observação, sem antes zelar pelo carinho e delicadeza. Os xingamentos, os olhares fuzilantes, os gritos impiedosos devem ser combatidos, e ser motivo de luta diária contra esses maus costumes. Isso acaba com um relacionamento, e afasta o casal, criando, com o tempo, um grande abismo entre os dois.

Precisamos ter em mente que o outro, ou a outra é a pessoa que escolhemos, no meio de tantos outros, para vivermos para sempre juntos. E por essa razão vamos ter que ver no cônjuge a pessoa que mais merecerá o nosso carinho e atenção.

Temos o costume, com a vinda dos filhos, de nos ocuparmos mais com o cuidado com eles, e com o trabalho que será a fonte para mantê-los; esquecendo-nos um pouco mais da pessoa com quem dividiremos a nossa vida até o final do nosso tempo na terra. Levando-nos a nos tornar ilustres desconhecidos, dentro da mesma casa, e a trata-la com mais rispidez, sem a delicadeza dos primeiros tempos.

Maridos sejam carinhosos com vossas mulheres; mulheres sejam dóceis com seus maridos, e isso é falado desde os tempos bíblicos.

Precisamos tratar em casa, nosso cônjuge, melhor do que tratamos nossos colegas de trabalho, pois é muito fácil ser cordial com aqueles com quem não temos muita intimidade. E, melhorando nesse trato veremos a recompensa de rostos mais sorridentes e mais tolerância entre ambos.

2 comentários:

Leila disse...

Muito importante este texto. Vou divulgar aqui no ECC

Liana Clara disse...

Olá Leila seja bem-vinda ao blog. Fique a vontade para dispor dos textos daqui do blog.
Visite-nos sempre. Beijos

Postar um comentário