logo

sexta-feira, 11 de abril de 2014

O bom e o mau ciúme

Entre um casal deve haver sempre muita confiança, gerada por uma troca mútua de amizade e confidências. Ao casarmos passamos a ser um só, porém com dois corpos bem diferentes e sentimentos também individuais, é bem complexa a situação.

Homem e mulher precisam dessa intimidade, dessa sintonia de corpo e alma, mesmo mantendo sua individualidade. Cada um precisa saber que é amado incondicionalmente, para se sentir seguro e fazer o possível para preservar o viço do início.

A falta dessa confiança, desse saber-se amado, gera, muitas vezes o ciúme exagerado, e despropositado leva ao fracasso uma união que deveria durar a vida inteira.

O mau ciúme corrói os bons sentimentos, enfraquece a vontade e destrói o amor, cria desavenças e leva ao fracasso. É aquele sentimento ruim que só faz ver o lado ruim do outro e a criar falsas ideias sobre o caráter daquele que deveria ser o motivo das nossas alegrias.

Tanto o homem, como a mulher é passível desse mau sentimento. Achar que o outro esta traindo, ou que olhou demais para uma mulher, ou que a mulher se vestiu melhor para ser observada por outros homens, ou pelo fato de ter uma profissão sem muitos horários, vai aproveitar a ocasião para ter encontros fora do lar. Esses pensamentos geram discórdias, atrapalham a sintonia do casal. É necessário lutar contra isso, e sempre que surgirem tais pensamentos, devemos levar o assunto ao cônjuge, com delicadeza e sinceridade, para aparar essas arestas perigosas do nosso dia a dia.

O bom ciúme é quando nos preocupamos com as coisas do outro, para que tenham sempre o nosso melhor, é o cuidado para manter sempre acessa a chama do amor, mesmo com todas as dificuldades diárias. É canalizar um sentimento para ver o melhor do outro e tentar agradar. Saber transformar limões em limonada.

Uma boa dica é nunca dizer para o marido que a secretária é muito sexy, não realçar as qualidades da outra, e sempre dizer que confia muito nele, na fidelidade dele.  O mesmo digo aos homens, não realçar os predicados dos colegas de trabalho da mulher, e digo ao casal que saibam manter a distância certa dos colegas de trabalho e que mantenham um trato profissional com o sexo oposto, sem chegar as confidências da vida íntima e particular de cada um. Que os amigos procurem pessoas do mesmo sexo para se abrir e pedir conselhos. Conheci uma pessoa muito sábia que costumava dizer: vamos até a porta do inferno, mas não entramos. Que saibamos ver esse limite da porta para não cairmos no erro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário