logo

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Cada coisa em seu lugar...

Meu pai gostava muito deste ditado popular: “cada coisa em seu lugar, poupa tempo e muito falar”, sempre que via algo fora do lugar, lá vinha ele dizendo em alto e bom som, e assim saímos a arrumar tudo em seus verdadeiros lugares.

Podemos transformar a arrumação em brincadeira, assim as crianças participarão de tudo com mais alegria e ao mesmo tempo aprenderão a virtude da ordem, com nossos incentivos e ajuda.

Arrumar as gavetas das roupinhas das crianças, separando por espécie, vai fazendo com que tenham noção de espaço e de que cada coisa tem um lugar e por conta disso tudo será encontrado, até de olhos fechados. A gaveta de talheres da cozinha também é um ótimo lugar para se brincar de arrumar. Garfos separados de colheres e de facas. E, enquanto cozinhamos brincamos de cada coisa em seu lugar, misturando todos os talheres. Deste modo arrumam brincando e ainda ficam por perto de nós, sem fazer bobagens ou mexendo em coisas perigosas fora de nosso alcance de visão.

A dica é não fazer pela criança, é lógico que a habilidade manual dela será bem menor que a nossa e com certeza levará mais tempo nessa tarefa, mas deixe que faça sozinha, estimule-a a continuar até o último talher.

Para que sua ideia de ensinar a ordem tenha sucesso, escolha sempre uma hora do dia em que a criança esteja descansada, buscando atividades. Comece fazendo você mesma a arrumação, tirando tudo da gaveta e colocando-a ao alcance do filho. Diga que está tirando tudo para limpar a gaveta da poeira e então ofereça à criança a “brincadeira” de separar as coisas e ir colocando agrupadas por espécie.

Com isso vamos treiná-los com os nomes de cada peça que pegarem, pode aprender os nomes dos materiais de que são feitos: colher de pau, espátula de borracha, garfo de aço inox, colher de plástico, etc. Podem também contar quantas unidades tem de cada objeto, vão aprender qual lado da faca pode cortar e machucar; e até comparar tamanhos, como a colher de sopa e a colher de cafezinho. Todo esse aprendizado é divertido, se feito com calma e paciência, com um sorriso no rosto, sempre que nos olharem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário