logo

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

EmContando – 66 - Milagre de Natal

Em agosto de 1914 teve início uma das mais sangrentas guerras mundiais. De ambos os lados combatia-se sem piedade, e a  morte e a destruição assolavam o mundo. Os inimigos disputavam o terreno, palmo a palmo, entre cenas indescritíveis onde o sacrifício e o heroísmo estavam lado a lado com a morte.

A terra de ninguém, esse espaço que separava as trincheiras, era atravessada apenas pela metralhadora. E quando esta já falara o suficiente, irrompiam os homens para completar o quadro de destruição. A ordem era avançar e morrer pelo dever ...

E assim, ingleses e alemães, separados por essa estreita faixa de terra de ninguém, atiravam noite e dia, até que a baioneta lhes permitisse desalojar o inimigo. Hoje, eram uns que conquistavam esse pedacinho de terra, amanhã, os outros. A fatigante ação da guerra repetia-se monótona, incessante.

Dezembro chegou, e encontrou os soldados na mesma luta dilacerante. A neve cobria os campos com seu manto gelado, trazendo aos corações de todos recordações de outros dias felizes. A família, os pais, os filhos ... que fariam àquelas horas, tão perto do Natal? Eles já estavam recebendo pacotes que muitos não abriam, esperando pelo santo dia ...

O dia 25 de dezembro de 1914 amanheceu em meio a um silêncio impressionante. A neve reinante não conseguia ocultar o movimento dos homens em seus esconderijos. De repente, algumas sombras saindo das trincheiras alemãs avançaram cautelosamente.
Os ingleses puseram-se de prontidão, mas não dispararam suas armas. Alguma coisa estranha pairava  sobre a terra de ninguém. Alguma coisa inexplicável, mas que todos podiam sentir. Momentos depois, também deste lado surgiram figuras  silenciosas que iam ao encontro das que se aproximavam; mais alguns instantes e aqueles vultos confundiam-se, silenciosamente, num estreito abraço.

Os outros não se contiveram mais e, como que inspirados por um mesmo sentimento, os homens de ambos os lados, sem poder entender-se, pois falavam duas línguas diferentes, uniram seus corações na linguagem universal do amor fraterno em comemoração a um dos mais empolgantes mistérios: o Nascimento do Menino Jesus.

Foi um verdadeiro milagre de Natal! E ali, naqueles campos um  pouco antes povoados pelo ódio e morte, ingleses e alemães abriram os pacotes que há tanto vinham guardando e dividiram os presentes entre si ...

Diversões Escolares  Ano 1  Número 5  1960  Editora Abril Didática Ltda. SP



Agnes G. Milley

2 comentários:

Patricia disse...

Como sempre, a nossa querida Agnes nos presenteou com um belíssimo texto: MILAGRE DE NATAL!. Como foi emocionante esta leitura! Muito obrigada a ela e ao Blog por compartilharem conosco esse fantástico e tocante episódio da clara PRESENÇA DO MENINO DEUS entre nós, nos nossos momentos mais difíceis na vida!

Abração,
Patricia

Maria Teresa disse...

Agnes, vc é sempre oportuna, iluminada! Lindo conto de fé, esperança e caridade, virtudes que sempre poderemos esperar que Deus nos conceda, embora pecadores. Obrigada pela mensagem, feliz ano novo do Senhor Jesus, que Ele nos proteja sempre!

Postar um comentário