logo

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Um cantinho para cada um

É claro que gostamos muito da vida em família, da casa cheia, e de todos a nossa volta. Mas, às vezes precisamos também de ter um cantinho para ficarmos sozinhos por algum tempo, para relaxar e para pensar. E, é claro que as crianças também necessitam desse cantinho, só para elas.

Quem tem mais de um filho, nota que cada um tem necessidades diferentes e precisam de seu espaço particular, em alguns momentos, para executarem coisas apenas do seu interesse.

Uma criança de quatro anos pode passar um bom tempo entretida, com seus desenhos,  e precisará de um cantinho para dar asas a essa imaginação. Já outra mais velha vai querer estar no seu cantinho para ler um bom livro, e um adolescente gostará de ter seu espaço respeitado, para ouvir suas músicas preferidas.

É fácil compreender essa necessidade de cada um, mas nem sempre é fácil proporcionar tal espaço. Em muitos lares, onde se tem mais de dois filhos, as crianças dividem o mesmo quarto; e nos apartamentos atuais, estes quartos são cada vez menores, por isso, espaço é um luxo, e a criança não consegue achar um lugar só para ela.

No entanto, não é difícil organizar um cantinho para que brinque sem ser perturbada. Porém, ela  deve ter consciência de que é seu espaço e que deverá mantê-lo arrumado e limpinho, para que se sinta de fato dona do seu “cantinho”.

Desde que a criança mantenha sua parte do trato, não devemos interferir, ali,  nas suas brincadeiras.
Vamos olhar a nossa casa com olhos críticos para poder ver melhor onde poderemos disponibilizar esse local, pode ser uma varanda, de preferência com tela, para evitar sustos com quedas.  É preciso ter uma caixa, para guardar os objetos usados após a brincadeira. Assim sendo, o quarto ficará livre para que o outro possa também dar vazão ao seu tempo sozinho, para sua diversão em paz.

Nós pais também vamos aproveitar com tudo isso, pois nos sobrará tempo para nossos momentos a sós, para uma leitura, uma reflexão ou orações. Assim todos sairão renovados para suas obrigações do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário