logo

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O Rio que renasce

Na semana passada estive duas vezes no Hospital dos Servidores do Estado para obter algumas informações,  e fiquei agradavelmente surpresa com as mudanças que já se operaram na região.  Há alguns meses atrás, os tapumes, buracos e barulho tornavam o passar nas proximidades da Praça Mauá e do Porto, verdadeira tortura.  Agora, passeei feliz pelas largas calçadas de ruas claras, limpas e bem sinalizadas. Há muito que se fazer ainda, mas essa, ainda pequena, amostra abre caminho para a esperança de se poder transitar em um Porto jovem e moderno. Eu mesma me senti mais jovem. A região está adquirindo  a  dignidade que merece.


Na esquina da Av. Barão de Tefé com Av. Venezuela existe uma pequena construção azul com o nome de MEU PORTO MARAVILHA que abriga uma riquíssima exposição ligando o passado, o presente e o futuro da Zona Portuária. Com muita tecnologia e interatividade, você conhece as transformações da região através dos séculos e a explicação do papel da Concessionária Porto Novo.

Caminhando alguns passos pela Av. Barão de Tefé você já se encontra no Sítio Arqueológico do Cais do Valongo e da Imperatriz. Você volta no tempo  e entende melhor nossa cidades. O Valongo foi   construído no fim do século XVIII para o desembarque de milhares de escravos que eram comercializados  nas imediações. No século XIX, esse antigo cais foi recoberto por um novo, projetado por Grandjean de Montigny, para receber a futura esposa do imperador Pedro II, D. Teresa Cristina. Em escavações recentes para obras urbanas, esses tesouros foram redescobertos e oferecidos aos olhos curiosos dos visitantes de toda a parte.

Na Rua Camerino, logo adiante, um enorme paredão de 7 metros esconde um lindo jardim romântico, projetado por Luiz Rey no início do século XX. São os Jardins Suspensos do Valongo (1906). Lá, pedras falsas harmonizam  com troncos recobertos por argamassa, alguns caídos na relva, sugerindo a renovação do jardim pela natureza e pelo tempo. Compondo o espaço, estão os deuses romanos Minerva, Mercúrio, Ceres e Marte, esculpidos em mármore para enfeitar o cais da Imperatriz.

Esses dois passeios guiados podem ser feitos em vinte minutos saindo e voltando ao local da exposição, sempre às 11 e 14 horas. A exposição fica aberta de terça a domingo, de 10 às 20 h. Você pode também obter mais informações pelo e-mail atendimento@meuportomaravilha.com.br  e id Skype meuportomaravilha.

Recentemente foram organizados passeios guiados também ao Morro da Conceição e Arredores. Estavam no roteiro O Observatório do Valongo, a Fortaleza da Conceição, o Antigo Palácio Episcopal, Vários Ateliers de Arte e Restaurantes tradicionais, a Pedra do Sal, o Largo de São Francisco da Prainha, a Capela de São Francisco da Prainha , as obras da Praça Mauá e muito mais.

 Está sendo considerada a possibilidade de se repetir  o evento ainda antes do final do ano. Será amplamente divulgado como foi o primeiro. Prestem atenção! Vale a pena! Acho que filhos adolescentes podem lucrar muito.  Acompanhar  de perto  a reconstrução do Rio que   renasce no Porto pode ser até uma boa aventura.
Obs.: As informações foram obtidas no Meu Porto Maravilha.

Agnes G. Milley

2 comentários:

Patricia disse...

Querida Agnes,

Você é uma fonte de sabedoria! Quanta coisa interessante, inteligente, culta, divertida, de interesse humano e tudo de bom que você encontra e compartilha conosco!
Muito obrigada por esse passeio virtual de hoje!

Se não fossem as pernocas fracotas eu gostaria muito de fazer esse passeio!Quem sabe, numa visita do filhão em férias do Canadá, ele não arruma paciência pra mostrar pra véia MOM a própria CIDADE que ela não conhece tão bem quanto pensava...caminhando mais devagarinho...
Bjsss!
Pat

Liana Clara disse...

Oi Pat, eu também fiquei animada em fazer este passeio, porém, prefiro esperar as obras acabarem, aí sim ficará mais fácil para quem tem as pernas fraquinhas, como nós.
bja

Postar um comentário