logo

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Coração magoado fala demasiado

Em quatro palavras, um autêntico tratado sobre a origem dos desabafos, dos famosos desabafos que acarinhamos como um direito irrecusável! A facilidade sermos espetados pela mágoa é diretamente proporcional à torrente de desabafos que flui, impetuosa, do nosso coração: "Não consegui aguentar; falei, falei, falei, até cansar..." Por que? Porque é um recurso psicológico para exteriorizarmos as mágoas e ressentimentos, para nos ouvirmos e nos convencermos de que estamos com a razão.


Quando nos tornamos susceptíveis, hipersensíveis a palavras, atitudes ou gestos que pouco ou nada significam por si mesmos, passamos a fazer parte do grande exército dos ressentidos: desabafamos demais, falamos demais. Pensando bem: não é verdade que uma alta porcentagem de palavras inúteis e mesmo prejudiciais, dessas que envenenam a convivência, são expelidas tumultuosamente, sem pensar, explodindo na cara do próximo sem a menor justiça ou compreensão? O desabafo vira explosão. Essa é a triste marca do coração magoado: a verborreia que tenta defender-se, desculpar-se, contra-atacar, ou então provocar compaixão em quem nos ouve, explicando com mil pormenores (desnecessários e, tantas vezes inexistentes) aquilo que machuca.

Seria tão bom conseguir que os acontecimentos ou as pessoas nos ferissem menos! A facilidade de nos sentirmos magoados ou ofendidos está muito ligada à alta estima que temos de nós mesmos, à vaidade e ao amor-próprio. Daí que o homem ou a mulher realmente humildes tenham poucas mágoas. Consequência: falam com ponderação, sem estridências, e sempre disposto à compreensão, a essa largueza de espírito cuja carência dá toda razão ao provérbio: QUEM AO LONGE NÃO OLHA, PERTO SE FERE.

(...)DA ABUNDÂNCIA DO CORAÇÃO FALA A BOCA: é uma sentença pronunciada por Cristo( Lc 12,34) e depois repetida em todas as línguas e culturas. E é um convite à prática de um sadio exercício de conhecimento próprio, que nos tira, à força de habitualmente nos julgarmos a nós mesmos, a vontade - e até o prazer mórbido - de julgar os outros e de queixar-nos deles.É exatamente quando progredimos nesse conhecimento próprio que encontramos o ponto fraco que origina as nossas mágoas e as nossas verborreias. Descobrimos que consciente ou inconscientemente nos supervalorizamos, e por isso tendemos a sentir-nos menosprezados, desaproveitados, descartado, injustiçados, subjugados... Vamos então entregando-nos a um obsessivo vaivém de pensamentos e impressões - o famoso "remoer" - pouco perceptível no começo, mas que, como uma má sinfonia, sobe num "crescendo" dissonante e bem pouco musical, num acúmulo de recriminações, contra-ataques e autodefesas. A cabeça assemelha-se a uma panela de pressão com a tampa bem atarraxada, que solta fumaça por todos os lados (as caras feias, os mutismos aparentemente inexplicáveis), até que acaba...explodindo. Essa situação ensina algo de extremo valor: que nenhuma explosão ou desabafo acontece de repente, que são as tumultuosas impressões cozinhadas pelo orgulho ao longo do tempo as protagonistas de uma história de feridas mal cicatrizadas, de humilhações não absorvidas e até de vinganças sem nobreza.

Que fazer para dissolver as mágoas a tempo? Como primeiríssimo remédio calar a boca, treinando-se em situações menos explosivas, ante as pequenas "alfinetadas" de que está repleta a vida diária.(...)Depois confidenciar na hora certa e com a pessoa certa, serenamente, abrindo o coração com Deus,em primeiro lugar, mas também com um bom sacerdote, e, se o tivermos, com algum amigo sensato e experiente que possa aconselhar-nos com lucidez e cabeça fria. A seguir, reconsiderar as "injustiças" que nos pareça termos sofrido, buscando  com isenção de ânimo as mil e uma razões e atenuantes que explicam o comportamento do nosso "ofensor", considerando antes de mais nada se não lhe teremos dado motivos bem reais para tratar-nos assim. E veremos então as nossas mágoas fundirem-se e evaporarem como gelo ao sol.

Do livro PROVÉRBIOS E VIRTUDES, José Lino C. Nieto

Nenhum comentário:

Postar um comentário