logo

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Conheça a vida selvagem: tenha filhos

Tenho uma grande amiga que há muitos anos atrás tinha um adesivo em seu carro com esta frase do título . Na época ela tinha apenas três filhos, mas já achava que eram muitos.


A verdade é que a concepção de uma família com muitos filhos era algo que beirava a selvageria. Como se a casa fosse uma verdadeira bagunça, só pelo fato de serem muitos a dividirem o espaço reduzido de um lar de classe média.
Nunca gostei dessa ideia do lar comparado à selva, a única semelhança é a presença dos mosquitos em casa, coisa essa que não  é privilegio dos que tem mais gente em casa, pois eles estão presentes em todos os lugares deste imenso Brasil. Nascem para todos!
A ideia desse caos  numa família numerosa vem da falta de informação e do preconceito de se pensar que família numerosa é coisa de pobre, favelado, de gente sem cultura ou sem educação.

Outro dia fui a um medico que ficou muito espantado quando soube que eu tinha nove filhos e não resistiu à curiosidade de perguntar como era minha casa, quantos quartos e banheiros nós tínhamos  e se todos estudavam. Graças a Deus pude encher a boca pra dizer que já estamos com 5 formados em ótimas universidades e mais 3 cursando faculdade e a menor no ensino fundamental. Sendo que já temos dois com mestrado e um com doutorado. O médico ficou surpreso, quase incrédulo, “porque nos dias de hoje...” - essa é a célebre  frase da mentalidade atual.
Filhos, requerem tempo, abnegação, capacidade de doação e amor sem limites.  Algo muito difícil de se pensar nos dias de hoje, onde predomina o egoísmo , primeiro o EU e a busca incessante de um prazer que satisfaça nosso ego como um moto contínuo.

Não é selvagem um lar com filhos, é alegre, dinâmico e, com certeza, sem monotonia. E podemos afirmar que até com bastante ordem, para que tudo possa fluir melhor.

5 comentários:

Stella disse...

As famílias de muitos filhos que eu conheço, como a sua, são as mais ordenadas, simpáticas, alegres. Recomendo. ;-)

Patricia disse...

Era um sonho meu, FAMÍLIA NUMEROSA E MOVIMENTADA, como éramos em casa de meus pais, mas como não foi essa a Vontade de Deus, agradeço a Ele a imensa felicidade pelos dois que me deu!

Continuo admirando a disposição e boa vontade dos pais e mães que recebem de braços abertos essas dádivas divinas(mesmo que às vezes pareçam um diabinhos com asinhas de anjo!)Mas aí, comparando as preocupações NORMAIS que todos temos em família, como é tão maior a alegria e o agito diário das vozezinhas(não confundir com as avózinhas...) dando "bom dia" "ciao" "cheguei" "tô saindo" "obrigada" "desculpe" "foi sem querer" (será?)rsrsrs ...

Liana Clara disse...

Família é o melhor bem que temos!
Stella a sua família é muito linda com seus 5 filhos maravilhosos!
E Patricia, Tenhamos quantos pudermos ter, sempre é muito bom a alegria dos filhos em um lar. Beijos para as amigas.

Mª Teresa Serman disse...

Não tenho ideia de quem seja essa amiga...kkk Mas a intenção dela, tenho certeza, era se referir à vida com alguns filhos como "selvagem" no sentido de audácia, alegre algazarra e "lar luminoso e alegre". E eu, ops, ela sente saudade dessa maravilhosa vidinha selvagem...! Recomenda-se a todas!

Liana Clara disse...

Tetê, também tenho saudade da minha vidinha selvagem. Os filhos crescem muito rápido. Beijos

Postar um comentário