logo

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sua Casa - Dicas de Arquitetura e Decoração (parte 6)

Sr Christian gostaria de usar energia solar na minha casa de praia. É uma casa de 4 quartos e três banheiros. Como devo utilizar este sistema de forma a não enfeiar o telhado , visto termos telhas coloniais claras. Vale a pena investir neste sistema? Qual é o custo benefício, pois utilizamos a casa, apenas nos finais de semanas.Eleonor Mendes

Eleonor,

Obrigado pelo contato. Em tempos de sustentabilidade e de mais respeito com a natureza, a energia solar é um grande aliado na preservação das fontes de energia limitadas. Entretanto, em nossa realidade brasileira, a energia solar ainda representa um alto investimento.



Para sua realidade – a instalação do sistema em uma casa de praia, utilizada principalmente nos finais de semana –, poderá significar um investimento relativamente elevado, porém, a sua contribuição para a preservação da natureza e, com o passar dos anos, a economia direta nas despesas com energia elétrica certamente garantirá para você e sua família uma satisfação especial.

A adequada especificação para sua casa de praia deve ser realizada por uma empresa especializada e, como sugestão, acompanhada por um profissional (engenheiro ou arquiteto) de sua confiança. Serão considerados alguns fatores como número de pontos de água quente desejados, hábitos de uso de água quente, características da construção (modelo de telhado, instalações hidráulicas existentes, etc.).

Com relação a sua preocupação com a estética – muito louvável -, o local para melhor localização das placas dependerá da orientação do telhado. Particularmente, mesmo que as placas tenham de ficar visíveis a partir de algum ponto do terreno (e por isso diminuam a beleza da construção), penso que a postura de respeito à natureza e economia deve prevalecer; sempre procuro “ver” os equipamentos que proporcionam conforto, funcionalidade e economia como elementos “neutros” na arquitetura e, na medida do possível, que apareçam sem chamar muito a atenção.


Assim sendo, dentro das possibilidades de dispor as placas no telhado, muito provavelmente será possível encontrar uma que não seja agressiva (a opinião de um arquiteto será muito recomendada neste caso). Consulte o arquiteto que projetou sua casa após elaborar um orçamento do equipamento.
Espero ter atendido a sua solicitação e conseguido ajudar na escolha do sistema que melhor se adapte à realidade de sua família. Caso opte pela energia solar, o bom exemplo certamente significará uma salutar influência nos filhos e na vizinhança.

Atenciosamente,

Arq. Christian Michael Seegerer

Para mais informações visite a página do Arquiteto Seegerer no Facebook.

2 comentários:

Cristina disse...

Gosto muito das suas dicas e tenho acompanhado todas. Preciso de uma ideia para tornar mais simpático meu corredor do apartamento que tem 4 metros por 70cm de largura. Ele liga a sala aos quartos, passando pela cozinha. É muito feio e parece um túnel. Desde já agradeço, Cris

Liana Clara disse...

Cristina, sua resposta está no BLOG no dia 23/10 - http://www.negociosdefamilia.com.br/2012/10/sua-casa-dicas-de-arquitetura-e_23.html

Postar um comentário