logo

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 70)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – A. diz: Dra minha filha come compulsivamente, ela tem 16 anos e esta bem gordinha, não sei o que fazer para mudar isso, me ajude.

RESP:Caro(a) A.
Qual a altura e o peso de sua filha? Vocês a acham gordinha ou realmente ela está acima do peso ou é obesa?
Penso que ela merece de imediato uma consulta com um bom Clinico, e caso ele julgue necessário, a encaminhará a um Endocrinologista, um bom Psiquiatra e Nutricionista. Comecemos pelo Clínico porque ela necessita uma avaliação completa de seu estado geral, exames complementares e orientação, para ela e para os pais a fim de saberem como lidar com essas situações em que a família toda se ressente.
Não falem muito nem briguem com ela - ajam o mais depressa que puderem para por um fim à expectativa e ansiedade de todos.
Fico a seu dispor, Mannoun

2 – A. diz: É possível uma adolescente ter herpes sem ter tido relações? Como se pega herpes?

RESP: Caro(a ) A.
Não sei qual a localização do herpes, mas suponho pela sua pergunta que seja na área genital.
Ela já foi consultar um Clínico? Uma Ginecologista? Fizeram esta pergunta a estes profissionais?
Há muitas formas de se adquirir o herpes, que é uma virose bastante contagiosa e pertence à família do vírus da varicela ( catapora ) circulando entre nós nesta época do ano. Se ela teve varicela recente ou contato com pessoas infectadas, pode ter desenvolvido o herpes, que também se adquire por uso de toalhas e lençóis não bem lavados, roupas de outras pessoas, ( que os Adolescentes em geral costumam trocar entre si). Também o ”stress" pode provocar recrudescimento de um vírus adormecido de outras infecções passadas.
Em se tratando desta adolescente em especial, só o próprio médico responderá sua pergunta e eu fico às suas ordens se não respondi a contento. Mannoun

4 comentários:

Anônimo disse...

Fazer exercicios fisicos ajudam adolescente de 13 que não quer estudar?

Anônimo disse...

Meu filho sente dores constante nas articulações principais, como joelhos, braços, ombros. O médico disse que era reumatismo. Eu pergunto como um jovem pode ter reumatismo e qual é o tratamento mais adequado. Obrigado, Afonso Nunes

Renata Carmo Sanetti disse...

Doutora.

Meu filho tem 15 anos e quer fazer musculação. Eu acho ruim porque pode distrair ele dos estudos. Além disso não sei se faz bem para a saúde.

Ele não é franzino, nem baixinho.

A senhora pode me dar uma opinião.

Liana Clara disse...

As respostas estarão nbo BLOG na Próxima segunda dia 6/12.
AS respostas as perguntas da Dra Mannoun sempre são dadas na segunda feira seguinte a data feita.

Postar um comentário