logo

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 37)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Ter ou não ter filhos, eis a questão!

1 - F. diz: Dra estou numa grande dúvida, não sei se devo ter filhos, acho que o mundo esta tão difícil que tenho medo de por filhos no mundo. O que seria melhor eu fazer? Meu marido quer pelo menos 1 filho mas eu estou com muito medo. Estamos casados a 4 anos mas ainda não tomei coragem, filho dá muito trabalho?

RESP: Cara F, seu medo é justificável até certo ponto, se olhar apenas o negativo. Filhos foram, são e serão sempre uma bênção! Dão trabalho? Claro que sim! Cuidar de um ser absolutamente indefeso dá muito trabalho... Mas também, quanta ALEGRIA!
O primeiro sorriso, o olhar que segue os pais, o inicio do balbuciar- comunicação plena !
Vença seus medos e torne seu casamento uma união perfeita, tenha a imensa alegria de colaborar com Deus na criação do ser humano que é o maior milagre! VALE A PENA!!
Estamos em tempo de Páscoa, que é a celebração da VIDA !!!!
Parabéns por sua dúvida, sinal de que deseja realmente completar seu matrimônio!
Poderei aguardar a notícia auspiciosa de sua gravidez?
Um abraço ao casal! Mannoun

Pais separados

2 - A. diz: A Sra. acha que a separação dos pais pode afetar o adolescente de maneira a prejudicar os estudos? Seria melhor viver em guerra o casal para o filho não ter problemas? O casal deve abrir mão de ser feliz para o filho ser?

RESP: Boa tarde, A. Penso que sua posição é muito radical quanto ao conceito de felicidade... Vamos refletir com calma e serenidade na vida de um casal. Que acontece para que briguem? Como foi que se conheceram, conviveram e se amaram até chegar a um casamento?
Não há possibilidade de conviverem hoje? TUDO foi tentado para um entendimento?
Os filhos sofrem e muito, com a separação dos pais, mesmo que o mundo inteiro diga o contrário.
Por que não podem evitar que haja brigas? Não se trata de colocar na balança se é melhor que os filhos não convivam com os pais brigando para que sejam felizes, nem qual - na família- têm o direito de ser feliz - TODOS DEVEM LUTAR PARA CONSEGUIR PAZ, UM AMBIENTE ACOLHEDOR E UNIÃO entre todos ....
Pensem mais um pouco. Procurem uma pessoa amiga da família em quem confiem e abram seus corações.
Os estudos ficam afetados, sim, mas é bom pesquisar também outras razões de fracasso escolar.
Pode voltar a falar comigo se não respondi a seu contento.
Atenciosamente, Mannoun

Namoro aos 11 anos
3 - A. diz: Meu filho tem 11 anos é maravilhoso começou a namorar uma garota de 14 anos ha. Isso é normal eu deixei, pois as mulheres têm mais cabeça do que os homens assim ela pode ajudar no desenvolvimento dele, e os dois terão cabeça boa.. Eu acho...

RESP: Caro (a) A. Aos 11 anos, mesmo um menino maravilhoso, está em idade de praticar esportes, conviver com muitos colegas para dentre eles ir fazendo escolhas de amigos, estudar, ter atribuições em casa, brincar, passear com a família...

Iniciar um namoro nesta idade, dificilmente irá “ajudar no seu desenvolvimento " , nem dele e nem da menina de 14 anos que também está num momento delicado de sua vida, deve estudar, aprender a ter tarefas em família,criar amizades, conviver com outras meninas e meninos, passear, estar em família.

Gostaria que os pais levassem em consideração o que é um namoro na vida de duas pessoas. Namora-se porque se necessita um maior conhecimento, troca de informações, gostos, experiências, sonhos, expectativas entre dois jovens que pretendem viver a vocação matrimonial. O namoro, em geral, reduz o convívio com outras pessoas, pelo menos durante o tempo em que se está namorando, para justamente aprofundar o conhecimento mútuo. Após o namoro, caso ambos estejam olhando na mesma direção, acontece o noivado, quando já se tem condições de pensar em formar uma família.

Que desenvolvimento os pais esperam que seu filho tenha, ao namorar com 11 anos? Qual a maturidade que normalmente temos com essa idade? Afetiva? Intelectual? Que conteúdos estão presentes numa cabecinha aos 11 anos? Quais experiências de vida em 11 anos? Desabrochar prematuro da sexualidade? Aos 11 anos o menino ainda é impúbere, seu desenvolvimento biológico começa em torno dos 13, 14 anos- por que apressar? E para que?

Por favor, pais, reconsiderem e deixem que seu filho se desenvolva espontaneamente, sem oferecer caminhos que os meios de comunicação estão explorando... Repensem seu incentivo para que seu filho " namore "...Um fruto não deve ser amadurecido à força...

Convidem os amigos dele a que freqüentem sua casa, que estudem juntos, ofereçam um lanchinho, conheçam quais são as companhias dele, quais os hábitos, o tema das conversas, os valores...

Conversem com os pais da menina para que façam o mesmo e vocês estarão oferecendo aos filhos o melhor desenvolvimento e uma " cabeça boa" como dito na pergunta ! Leiam ( há muitos e bons livros sobre desenvolvimento humano ) conversem com Orientadores no Colégio, com o pediatra de seu filho e troquem idéias, ouçam a opinião deles. NÃO TENHAM PRESSA !!!!!!!!!!!!!!!! Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Carol Dias disse...

a Senhora pode explicar o que é DISLEXIA? E como se cura isso. A professora do meu filho disse que ele tem isso e por isso não aprende. Somos do Pará e aqui nem imagino onde pode tratar isso. Eu tenho outros dois filhos e não sei se isso pode dar neles também, são bem menores.

Anônimo disse...

Como devo falar a minha filha de 6 anos sobre sexo, nascimento de bebês? Ela veio com umas perguntas porque na escola falaram de estupro e de onde vem os bebês. Tem um colega que a mãe vai ter neném e o menino saiu falando muitas coisas para os colegas do que ouviu. Tem algum livro bom pra eu dar ela pra entender melhor?
Obrigada, Maria das Dores

Postar um comentário