logo

domingo, 4 de abril de 2010

O prejuízo da Vaidade exagerada na infância

Quando são pequeninos achamos muito engraçado e até aplaudimos as vaidades das criancinhas, mas a verdade é que muitas delas não produzem bons resultados.

Hoje esta comprovado que o uso de saltos nos sapatos e sandálias das crianças é prejudicial a coluna vertebral . Já os esmaltes de maquiagens podem provocar dermatites de contato. O principal risco são as alergias, o ideal é a criança não fazer a unha com esmaltes Mas se for fazer a unha assim mesmo, é melhor escolher produtos à base de água, menos irritantes para a pele.

As crianças que desde pequenas usam saltos nos pés ficam com sua postura deformada, e isso são os ortopedistas que afirmam. Eles dizem que os problemas podem aparecer nos joelhos, quadril e tornozelos. As vezes com muita dor pela vida adulta toda.
É importante que nós pais ponhamos os limites no uso e não permitamos que seja usado de forma habitual: maquiagens, esmaltes e saltos, que os use apenas em brincadeiras esporádicas como faziam as crianças de algum tempo atrás.

Cuidar para não se ter em casa maquiagens com data de validade vencida, porque o uso de produtos velhos pode aumentar ainda mais o risco de doenças de pele.

Os exemplos são muitos, nas TVs, onde as crianças brincam de adultos e vivem isso no seu dia a dia, e o produto final já esta sendo observado pelos especialistas, com os inúmeros problemas posturais, e doenças de pele que não eram vistas nas crianças anteriormente.

8 comentários:

Slobodan vjanisc disse...

Tenho uma Irma de 9 anos que é muito vaidosa. Será que Tê conserto?

Liana Clara disse...

O problema maior esta no adulto que educa a criança.

É importante fazê-lo entender o mal que esta fazendo a criança, para que ainda a tempo, mude sua conduta.

Uma criança de 9 anos, hoje, já esta totalmente por dentro da moda, mas consegue compreender o que faz mal a saúde dela e assim pode abrir mão de muitas coisas que a moda impõe.

Tenho uma filha de 9 anos que veio me falar que queria raspar as pernas, aí conversei com ela que ainda era muito cedo e que depilar as pernas agora seria uma coisa agressiva a sua pele e que poderia causar danos . Com alguns argumentos, consegui fazer entender que agora não era conveniente e ela aceitou esperar mais uns anos para isso.

Precisamos conversar mais atualmente com as crianças, pois os apelos externos são maiores.

João Felipe disse...

Daqui um tempo, boneca será peça de museu!

Lelê Carabina disse...

É um assunto bem importante, acho que os pais são os responsáveis por isso. O assunto poderia render mais!

Liana Clara disse...

Concordo Lelê, mas acredito que muitos pais não atentam para o possível problema que terão, por trás das gracinhas das crianças quando pequenas.

Acham que é muito engraçado sua filha de 3 aninhos pintando unhas e gostando de ter sapatos de salto alto como a mamãe.
Existe uma loja (pelo menos eu conheço uma) que vende sapatos iguais pra mãe e filha, mesmo modelo, igualzinho em tudo.
O que acontece é que a criança não tem ainda seus ossinhos formados e aí começam cada vez mais cedo com problemas sérios de coluna.

João, será triste este dia, mas creio que se não fizermos algo, estaremos caminhando para isso em breve.

Mª Teresa Serman disse...

Muito oportuno o tema e bem focalizado no texto. Assistimos a cenas grotescas de pequenas "misses", que nada mais é do que uma expressão da vaidade dos pais, e até avós. Crianças que perdem a infância antecipam um futuro triste para a sociedade.

Pedro disse...

"Tenho uma filha de 9 anos que veio me falar que queria raspar as pernas, aí conversei com ela que ainda era muito cedo e que depilar as pernas agora seria uma coisa agressiva a sua pele e que poderia causar danos . Com alguns argumentos, consegui fazer entender que agora não era conveniente e ela aceitou esperar mais uns anos para isso."

Isto é chocante!!!

Liana Clara disse...

Pedro, não se escandalize, existem coisas bem piores atualmente, o que não justifica este pedido da menina. Mas tudo isso acontece por conta do amadurecimento precoce das crianças e como disse a Maria Teresa, com a grande ajuda dos pais e avós!

Postar um comentário