logo

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sua Casa - Dicas de Arquitetura e Decoração (parte 5)


Recentemente, meu marido e eu descobrimos a opção de dry wall nas construções de casa. Vimos algumas vantagens (preço, tempo de construção, facilidade de remodelagem dos cômodos). Mas temos ainda algumas dúvidas... A cidade onde moramos é quente o ano todo (e chove intensamente durante 4 meses)! E o conforto térmico desse tipo de construção? Nesse sentido, a construção de alvenaria é melhor? Não haveria problema de infiltração nas paredes externas por causa da chuva? 
Seria mais vantajoso as paredes externas serem de alvenaria e somente as internas de gesso? 
Quais são as principais reclamações de quem opta pelo dry wall?
Muito obrigada pela atenção! 
Cara Gabriely,
Agradeço seu contato.
O sistema “drywall” (gesso acartonado) é bastante difundido nas construções comerciais e ambientes corporativos devido a rapidez de execução, custo relativamente baixo, e isto sem comprometer a liberdade para criar ambientes diferenciados, inclusive fazendo uso de formas curvas.
Para execução de divisórias (paredes) e forros, ele permite grande liberdade aos profissionais de criação (arquitetos e decoradores). A iluminação indireta vem sendo explorada amplamente, em grande parte graças as características do “drywall”. Já uma preocupação frequente é a questão do isolamento acústico: atualmente com a utilização de materiais isolantes no interior das divisórias, o resultado é bastante satisfatório. O mesmo vale para a questão térmica.
Para residências, seu uso no Brasil – parece-me – ainda é relativamente pequeno; e isto talvez ocorra por uma questão cultural: a construção sólida que todos desejamos geralmente está relacionada a concreto, tijolos, blocos de concreto, etc. De fato, alguns cuidados devem ser tomados quando as paredes internas são em gesso acartonado: móveis e acessórios podem exigir algum reforço na estrutura metálica que compõe o sistema.
Com relação a questão da umidade, pesquisando no site de um fabricante nacional deste produto, encontrei a recomendação de que, em caso de regiões com altos índices de umidade, o fabricante deve ser consultado. A arquitetura em regiões onde há ocorrência frequente de chuvas prevê muitas vezes beirais (avanços do telhado) que também servem como proteção das paredes.
Em minha experiência profissional ainda não tive contato com reclamações de quem optou por drywall, quer seja em seu escritório ou loja, ou em sua casa.
Espero ter colaborado e faço votos que a casa de vocês supere as expectativas de um local bom para morar e conviver muito bem com todos.
Atenciosamente,





Um comentário:

Eleonor Mendes disse...

Sr Christian gostaria de usar energia solar na minha casa de praia. É uma casa de 4 quartos e três banheiros. Como devo utilizar este sistema de forma a não enfeiar o telhado , visto termos telhas coloniais claras. Vale a pena investir neste sistema? Qual é o custo benefício, pois utilizamos a casa, apenas nos finais de semanas.

Postar um comentário